Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza

  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mixilene Sales Santos Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em dez escolas públicas municipais de Fortaleza que busca investigar como os professores do Laboratório de Informática Educativa (LIE) planejam suas aulas com tecnologias digitais. Desta forma, relataremos como é feito o planejamento das atividades no LIE destas escolas, como os recursos digitais são escolhidos e se há colaboração conjunta na elaboração dessas atividades entre os professores regentes de sala e professores do LIE. A partir dos dados percebemos a necessidade de promover momentos de integração entre professores, para que se familiarizem com o ambiente, com as tecnologias digitais e com a proposta da Informática na educação.

Referências

Albuquerque, Aparecida Maria Costa de. (2011) "Uso e integração da tecnologia digital ao currículo escolar: uma análise das práticas desenvolvidas em uma escola pública da rede municipal de Fortaleza", Dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.

Fortaleza. (2005) "Projeto de acompanhamento técnico-pedagógico e suporte técnico dos equipamentos de informática utilizados no processo educativo", Fortaleza.

Fusari, José C. (1990) "O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas". São Paulo, n. 8, Ideias, p. 44-58.

Libâneo, José C. (1994) "Didática: Coleção Magistério – 2º Grau – Série Formação do Professor". Cortez, São Paulo.

Gil, Antonio C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Guba, E. G., Lincoln, Y. S. (1994) "Competing Paradigms in Qualitative Research", In: Denzin, N. K. e Lincoln, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks/California. SAGE.

Hargreaves, A. (2002) "Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização". São Paulo: Artmed.

Nascimento, Karla A. Silva do. (2007) "Formação continuada de professores do 5º ano: contribuição de um software educativo livre para o ensino de geometria" Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação. Fortaleza.

Souza, Gláucia M. de Oliveira. (2008) "Navegar é preciso: viagem nas políticas de adoção do software livre nas escolas municipais de Fortaleza". Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação. Fortaleza.

Valente, José A. (2001), "Formação de profissionais na área de informática na educação", [link].

Vianna, Heraldo M. (2003) "Pesquisa em Educação: a observação", Plano Editora, Brasília.
Publicado
21/11/2011
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; LIMA, Mixilene Sales Santos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de. Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1256-1263. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21736.