Processos Metacognitivos com o uso das TIC

  • Simone H. S. Koch Universidade Feevale (Feevale)
  • Liliana M. Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


O fenômeno da metacognição embora presente em pesquisas educacionais, é uma área praticamente inexistente no âmbito da informática na educação. Por ser um fenômeno complexo e difícil de evidenciar em ferramentas tecnológicas esta temática tem sido pouco explorada. No presente artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida sobre metacognição em ambiente virtuais/digitais de aprendizagem com adolescentes. Numa perspectiva sócio-histórica, analisamos os indícios encontrados em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem com estratégias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias. O estudo de caso (multicasos) desenvolveu-se em 2009-2010 e os resultados mostram evidencias de processos metacognitivos a partir de determinadas estratégias em ambientes mediados por tecnologias.

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Publicado
21/11/2011
KOCH, Simone H. S.; PASSERINO, Liliana M.. Processos Metacognitivos com o uso das TIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1264-1273. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21737.