Rede de Saberes Coletivos (ReSa): um Ambiente Complexo para Aprendizagem Acadêmica por meio de Redes Sociais

  • Andre F. Uebe Mansur Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) / Institutos Superiores de Ensino do CENSA
  • Rogerio A. de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Maria Cristina V. Biazus Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de uma pesquisa de doutoramento que propõe uma abordagem alternativa de ensino aprendizagem para Estágio Supervisionado em cursos de graduação. Por meio desta nova abordagem, conceitos como Redes Sociais e Pensamento Complexo são usados para promover aprendizagem colaborativa incrementando a interação entre os estudantes, no ambiente acadêmico. Apresenta, ainda, um relato de experiência desta interação discente no ambiente acadêmico de rede social, assim como propõe caminhos para desenvolvimento metodológico da pesquisa.

Referências

Amâncio, E.R. et al (2006) "Um ambiente virtual para experiências em Administração". In Revista ANGRAD. V.7 No.1. Rio de Janeiro: ANGRAD.

Anderson, C. (2006). "A Cauda Longa". Rio de Janeiro: Elsevier.

Boyd, D. D., Ellison, N. B. (2007) "Social network sites: Definition, history, and scholarship". In Journal of Computer-Mediated Communication, 13 (1), article 11. DOI= http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html

Brecailo, D. (2007) "A Teoria da Complexidade e o Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico na Formação dos Professores do Curso de Administração". Dissertação de Mestrado. Curitiba: PUC.

Capra, F. (1996) "A teia da vida" Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Adaptado para Kindle ebook reader. São Paulo: Cultrix.

Cavalcanti, M. (2007) "O conhecimento em Rede" como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier.

Harvey, D. (2003) "Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural". São Paulo, Ed. Loyola.

Katz, R. N. (2008) "The Gathering Cloud: is the End of the Middle?" In The Tower and The Cloud. California: Educause.

Mansur, A.F.U., GOMES, E.L., CARVALHO, R. A., BIAZUS, M.C.V. (2011) "Cloud Education: Aprendizagem Colaborativa em Nuvem através do Kindle e de Redes Sociais". Cadernos de Informática - Volume 6 - Número 1 – p. 79-86 . Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p79-86

Mansur, A.F.U., Gomes, S.S., Lopes, A.M.A, Biazus, M.C.B (2010). "Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem (Cloud Education): Um estudo de Caso do Google Apps". Foz do Iguaçu: Anais do XVI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Meadows, D. H. (2008) "Thinking in systems: a primer". Versão adaptada para Kindle ebook reader. White River Junction: Chelsea Green Publishing Company.

Meirelles, B. H. S. 2004. "Redes sociais em saúde: desafio para uma nova prática em saúde e enfermagem". Trabalho apresentado como requisito ao concurso público para Professor Adjunto (Departamento de Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Moraes, M. C., La Torre, S. "Pesquisando a partir do Pensamento Complexo - elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico". Porto Alegre: Revista Educação. Ano XXIX, n. 1 (58), p. 145 – 172, Jan./Abr. 2006

Morais, M. O. et al (2008) "O Ensino da Arte através de Projetos Colaborativos com Suporte de um Ambiente Virtual". Fortaleza: Anais do SBIE.

Morin, E. (2000) "Os sete saberes necessários à educação do futuro". 2. ed. São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO.

Morin, E. (2006) "Introdução ao Pensamento Complexo". Porto Alegre: Sulina.

Morin, E. (2005) "O método I: a natureza da natureza". 3a. ed. Porto Alegre: Sulina.

Silva, S. P. A. et al (2009). "Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social" . Florianópolis: Anais do SBIE
Publicado
21/11/2011
MANSUR, Andre F. Uebe; DE CARVALHO, Rogerio A.; BIAZUS, Maria Cristina V.. Rede de Saberes Coletivos (ReSa): um Ambiente Complexo para Aprendizagem Acadêmica por meio de Redes Sociais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1284-1293. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21739.