Letramento Digital via Web 2.0: uso do site Toondoo em sala de aula

  • Maria Jacy Maia Velloso Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Simão Pedro P. Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)

Resumo


O presente artigo descreve uma pesquisa que buscou registrar o processo de letramento digital por meio de interface da Web 2.0 por alunos do 7º ano de uma escola pública. Buscou-se constatar se o uso do site Toondoo, interface da Web 2.0 que permite a criação de histórias em quadrinhos e tirinhas, poderia conferir habilidades para o letramento digital. A partir da descrição e análise das habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o processo de apropriação da interface, identificou-se que a utilização das interfaces da Web 2.0 serviu de mobilização para uma maior fluência tecnológica não só para aqueles que ainda não tinham seus letramentos constituídos, mas também para a ampliação do domínio de habilidades para os alunos que possuíam alguns letramentos já consolidados.

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Publicado
21/11/2011
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VELLOSO, Maria Jacy Maia; MARINHO, Simão Pedro P.. Letramento Digital via Web 2.0: uso do site Toondoo em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1294-1303. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21740.