Uma Experiência de "Virtualização" de Disciplina em Cursos de Graduação
Resumo
Este artigo descreve uma experiência com a oferta na modalidade semipresencial de uma disciplina de graduação comum a vários cursos de graduação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). São apresentados alguns dos elementos centrais da proposta, que é então analisada a partir do resultado de questionários de avaliação e dos registros das interações realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado. Os resultados evidenciam erros e acertos da proposta e orientam a discussão sobre melhorias e ampliação da mesma.
Referências
Brasil, Ministério da Educação e Cultura. (2011) Decreto n. 2.494 de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei no. 9.394/96). Disponível em: [link].
Carvalho, M. J. S., Nevado, R. A. e Menezes, C. S. (2005). Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. Anais - XVI Simpósio
Brasileiro de Informática na Educação, 1, 362-372.MEC. Portal. (2011) Disponível em: [link].
Molin, S. I. L. (2010) "PROJETO DE APRENDIZAGEM E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: Uma Experiência na Sala de Aula" Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), XVI Workshop de Informática na Escola (WIE). Belo Horizonte, MG.
Moodle. (2011) A Free, Open Source Course Management System for Online Learning. URL: <http://www.moodle.org/>.
Moran, J. M., Araújo Filho, M. e Sidericoudes, O. (2005) "A ampliação dos vinte por centro a distância. Estudo de caso da Faculdade Sumaré-SP". 12º. Congresso Internacional de Educação a Distância – ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Florianópolis, SC.
Santos, L. N. ; Castro, A. N. ; Castro, T. H . C. . Alteração no Modelo de Grupos do Moodle para Apoiar a Colaboração. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE2007, 2007, São Paulo. Anais do XVIII SBIE. Porto Alegre : SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. p. 24-35.
Sposito, M. A. F. ; Castro, T. H . C. ; Castro, A. N. . Estação de percepção: uma abordagem para o monitoramento em ambientes virtuais de aprendizagem.In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza-CE. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE2008. Porto Alegre : Sociedade Brasileira da Computação, 2008. p. 288-298.
Vianney, et al. (2003). "A Universidade Virtual no Brasil: o ensino superior a distância no país". Tubarão, Unisul, 250 p.