Laptops Educacionais: reflexões sobre a formação dos professores nas escolas

  • Apuena Vieira Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina Leandro de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danielli Wilhelm da Costa Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este estudo traz reflexões sobre a formação dos professores em 10 escolas contempladas para a atuação no Projeto Um Computador por Aluno no estado do Rio Grande do Norte. Traça-se um breve perfil da trajetória de implantação do projeto e analisa-se o processo de formação nas modalidades presencial e à distância. As reflexões preliminares deste estudo nos dão pistas para afirmar que se trata de um Projeto inovador no uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e da formação em serviço no locus da escola como uma ação preponderante à efetivação das mudanças almejadas na prática pedagógica. Tais reflexões também apontam para a necessidade de se considerar a dinâmica de trabalho de cada escola - a diversidade e individualidade presente na formação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. (2009) "Projeto um computador por aluno". Brasília.

BRASIL. (2008) "Um Computador por Aluno: a experiência brasileira" Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, Série Avaliação de Políticas Públicas, nº 1. Disponível em <http://bd.camara.gov.br>, Acessado em 30/05/2011.

CATANI, Denice Barbara. (2002) "A didática como iniciação: Uma alternativa no processo de formação de professores", In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Ana Maria Pessoa (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo, Pioneira Thompson.

CHAKUR, C. R. S. L. (2000) "(DES) Profissionalização Docente e Formação Continuada: situação e perspectivas atuais", In: LEITE, C. D. P.; OLIVEIRA, M. B. L.; SALLES, L. M. F. (orgs.), Educação, Psicologia e Contemporaneidade: novas formas de olhar a escola. Taubaté/SP, Cabral Editora Universitária.

FRANCIOSI, Beatriz Regina Tavares; MEDEIROS, Marilú Fontoura de. (2005) "Ambientes de Aprendizagem: uma unidade aberta", In: PELLANDA, Nize Maria Campos; SCHLUNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLUNZEN JUNIOR, Klaus (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro, DP &A.

FREIRE, Paulo. (1996) "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa", 17.ed. São Paulo, Paz e Terra, (Coleção Leitura)

IMBERNÓN, Francisco. (2000) "Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã", In: A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato, 2 ed. Porto Alegre, Artmed.

KENSKI, Vani Moreira. (2007) "Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação". Campinas/SP, Papirus.

MORAN, José Manuel. "A educação a distância como opção estratégica", Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/estrategica.html>, Acesso em: 14/08/2011.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. (2003) "Novas tecnologias e mediação pedagógica", 7 ed. São Paulo, Papirus,

NÓVOA, Antônio. (1991) "Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação Contínua de Professores: realidades e perspectivas". Aveiro, ED. Universidade de Aveiro.

RIGAL, Luis. (2007) "A escola crítico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI", In: ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação à distância. São Paulo, Thomsom Learnig,.

SAMPAIO, Maria Narciso; LEITE, Lígia Silva. (1999) "Alfabetização Tecnológica do Professor", 4 ed, Petrópolis/ RJ, Vozes.

SCHÖN, D. (2000) "Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem", Porto Alegre, Artes Médicas.

TAJRA, Sanmya Feitosa. (2008) "Informática na Educação", 8 ed, rev. e ampl. São Paulo, Érica.

WILEY, D. A. (2001)"Connecting learning objects to instructional theory: a definition, a metaphor and a taxonomy", In: The Instructional Use of Learning Objects. Editado por Wiley, D.
Publicado
21/11/2011
GOMES, Apuena Vieira; DE PAIVA, Maria Cristina Leandro; GOMES, Danielli Wilhelm da Costa. Laptops Educacionais: reflexões sobre a formação dos professores nas escolas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1314-1323. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21742.