Investigando Práticas Educativas Com O Uso De Computadores Na Escola: Uma Abordagem Construcionista Ou Instrucionista?
Resumo
A pesquisa investigou práticas desenvolvidas no laboratório de informática de uma escola pública, analisando, principalmente, a abordagem pedagógica implementada nas formas de uso dos computadores. A metodologia adotada apoiou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando-se alguns elementos da etnografia. Usou-se como instrumento de coleta a observação participante e entrevista semi-estruturada. Os sujeitos, um professor do laboratório e um da sala de aula, foram selecionados a partir de critérios previamente estabelecidos. Os resultados da pesquisa apontam que o laboratório vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, são muitas as dificuldades encontradas que impedem práticas mais interacionistas.
Referências
______. Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema, Rio Claro, São Paulo, ano 21, n.29, p. 99-129, 2008.
AMARAL, M. T. M. Práticas educativas informatizadas; integração das tecnologias na gestão escolar. In: (Coords.) ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. B. de. Liderança, gestão e tecnologia para melhoria da educação no Brasil. São Paulo: MICROSOFT; PUC-SP, 2006.
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. 4.ed. Campinas: Papirus, 2000.
BOGDAN; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto-Portugal: Editora Porto, 1994.
BORGES, M. de F. V. Inserção da Informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2008, Belém. Anais do XXVIII SBC 2008.
COSTA, Barros; SILVESTRE, Neiva Jr. Internet e laboratório de informática: dois importantes recursos para surpreender os estudantes e beneficiar a interdisciplinaridade. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBC, 2009.
COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Utilização educativa da rede social orkut: um contributo para o estado da arte. Prisma.com, n.11, [s/d].
CYSNEIROS, P.G. Resenha crítica: a máquina das crianças (Seymour Papert). Revista Brasileira de Informática na Educação. Santa Catarina, v.3, n.06, p.139-144, 1999.
______. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambú. Anais... Caxambú, MG: ANPED, 2003.
DAMASCENO, Maria Francinete. Informática Educativa no Município de Floriano: um estudo de caso. Fortaleza: UFC, 2006.
DIAS, Natércia. Planificar a integração das TIC no currículo: reflexões de um coordenador. [s.l]: [s.n], 2008.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante. Objeto de aprendizagem na escola: estudo de um modelo de implementação. 2009. Dissertação (Mestrado Prof. em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Educação à Distância) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 2009.
FORTALEZA. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes para Educação Básica da Rede Municipal e Lotação de Professores. Fortaleza: SME, 2006.
LUCENA, M. Liderança, gestão e tecnologia: para melhoria da educação no Brasil. (coord.).
MARQUES, A de M; PIMENTEL, M; SIQUEIRA, S. Dinâmicas educacionais com o uso de blogs: requisitos a partir de experiências. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010, Belo Horizonte. Anais do XXX SBC 2010.
MORAN, J.M. Caminhar com segurança na mesma direção: integração das tecnologias na gestão escolar. In: (coords.) ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. B. de. Liderança, gestão e tecnologia para melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Microsoft/PUC-SP, 2006.
____________. A educação que desejamos – novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.
PADILHA, Paulo Roberto. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2004, p.117.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Seymour Papert; tradução Sandra Costa. – 2ª ed. revisada Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
PRADO. M. E. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Boletim o Salto para o Futuro. Ministério da Educação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED, 2003. (Série Tecnologia e Currículo: TV escola).
____________; M.E.B.B. A formação de educadores em serviço com foco nas práticas escolares com o uso do laptop educacional em uma escola pública. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 19, 2008, Fortaleza. Anais do SBIE: tecnologia e educação para todos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008.
SILVA, Flaviana. S.; SCHLUNZEN, Elisa. T. M.; SILVA, Maria G. M. A internet no contexto escolar: uma mídia pedagógica para promover a inclusão digital e social de alunos do fundamental. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, UNB/UCB, Anais do SBIE, 2006.
VALENTE, J.A. Por que computadores na educação? In: JOLY, M.C. (Org.) Computadores e conhecimento: Repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.
VOSGERAU, Dilmeire. Orientações para a integração dos recursos tecnológicos à proposta de trabalho do professor. Disponível em: [link]. Acesso em 05 ago. 2010.