Investigando Práticas Educativas Com O Uso De Computadores Na Escola: Uma Abordagem Construcionista Ou Instrucionista?

  • Aparecida Maria Costa de Albuquerque Universidade Federal do Ceará
  • Alisandra Cavalcante Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • José Aires Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


A pesquisa investigou práticas desenvolvidas no laboratório de informática de uma escola pública, analisando, principalmente, a abordagem pedagógica implementada nas formas de uso dos computadores. A metodologia adotada apoiou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando-se alguns elementos da etnografia. Usou-se como instrumento de coleta a observação participante e entrevista semi-estruturada. Os sujeitos, um professor do laboratório e um da sala de aula, foram selecionados a partir de critérios previamente estabelecidos. Os resultados da pesquisa apontam que o laboratório vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, são muitas as dificuldades encontradas que impedem práticas mais interacionistas.

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Publicado
21/11/2011
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ALBUQUERQUE, Aparecida Maria Costa de; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; CASTRO FILHO, José Aires. Investigando Práticas Educativas Com O Uso De Computadores Na Escola: Uma Abordagem Construcionista Ou Instrucionista?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1324-1333. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21743.