Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar

  • Angela Maria Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha / Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Rodolfo Pessin
  • Lucimeri Ludwig Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha / Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Rodolfo Pessin
  • Mateus David Finco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos remetem à efetiva comunicação, fazem pensar e conviver de maneira diferente, conduzindo a outras experiências, realidades e modificando as relações do homem em seu ambiente. As mudanças de atitudes associam-se com a qualidade das informações recebidas, então se percebe que as TICs estão aliadas aos avanços no mundo globalizado. Os educandos devem, portanto, vivenciar as diferentes tecnologias e usufruir destes recursos para tornar sua aprendizagem mais significativa e prazerosa. Com o presente projeto, constatou que esta realidade é possível. Os educandos ao usar os aplicativos tecnológicos, apresentaram interesse e envolvimento em todas as atividades propostas ampliando a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.

Referências

ANTUNES, Celso. Memória e Criatividade na Educação. Belo Horizonte: Cedic, 2006.

CURY, Augusto. Pais brilhantes - Professores fascinantes: a educação de nossos sonhos: formando jovens felizes e inteligentes. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Construindo o Conceito de Competência. RAC. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 fev. 2008.

FUTURE KIDS DO BRASIL. Informática Educacional. Future Kids S/A. Disponível em: <http://www.futurekids.com.br/infoeduca.asp>. Acesso em: 20 fev. 2008.

JENSEN, Jens. Interactivity: Tracking a New Concept in Media and Communication Studies. Nordic Review, 1998.

LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina/Meridional, 2002.

MARTINI, Renato. Inclusão Digital e Social. Revista Inclusão Social, Brasília, n. 1, v. 1, p. 21-23, out. 2005.

RATHS, Louis. Ensinar a Pensar: Teoria e Aplicação. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária (E.P.U.), 1999.

STAA, Betina Von. Como desenvolver uma escola multimídia. Revista Pedagógica Pátio, Rio de Janeiro, n. 44, p. 42-44, jan. 2008.

VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educação? Uma ótima combinação. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm>. Acesso em: 28 fev. 2008.
Publicado
21/11/2011
OLIVEIRA, Angela Maria; LUDWIG, Lucimeri; FINCO, Mateus David. Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1334-1341. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21744.