Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização
Resumo
Romper com o modelo de ensino-aprendizagem praticado anteriormente à presença de tecnologia digital em nossa sociedade envolve mudar a postura passiva dos alunos numa sala de aula onde repetem no papel com o lápis e borracha, o que o professor escreve com giz no quadro negro. Este artigo relata e discute uma experiência inicial com o uso do laptop XO dentro e fora da sala de aula por alunos em processo de alfabetização de uma escola pública de Ensino Fundamental de Campinas, SP. Os resultados deste estudo demonstram como o uso de tecnologia digital na Educação pode promover, de fato, a alfabetização de crianças de forma lúdica e em sintonia com as mudanças do novo século.
Referências
Canal, M.C., Miranda, L.C., Almeida, L.D.A., Baranauskas, M.C.C. (2011) "Analisando a Simplicidade do Laptop da OLPC: Desafios e Propostas de Soluções de Design". In: XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 1250-1264.
Cochrane-Smith, M. (1991) "Word Processing and Writing in Elementary Classrooms: A Critical Review of Related Literature". In: Review of Educational Research, Vol. 61, No. 1, p. 107-155.
Freire, P. (2001) "Carta de Paulo Freire aos Professores". In: Estudos Avançados, Vol. 15, No. 42, p. 259-268.
Freire, P. (2003) "Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa", Paz e Terra.
Halloran, J., Hornecker, E., Fitzpatrick, G. (2006) "The Literacy Fieldtrip: Using UbiComp to Support Children's Creative Writing". In: Conference on Interaction Design and Children, p. 17-24.
Kist, S.O. (2008) "Um Laptop por Criança: Implicações para as Práticas de Leitura e Escrita". Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Kist, S.O., Schäfer, P.B., Bittencourt, J., Fagundes, L.C. (2007) "Impacto da Modalidade 1:1 nas Práticas de Leitura e Escrita: Primeiros Resultados". In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 442-451.
Kleiman, A.B. (1995) "Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola". In: Kleiman, A.B. (Org.) Os Significados do Letramento: Uma Perspectiva sobre a Prática Social da Escrita.
Miranda, L.C., Hornung, H.H., Solarte, D.S.M., Romani, R., Weinfurter, M.R., Neris, V.P.A., Baranauskas, M.C.C. (2007) "Laptops Educacionais de Baixo Custo: Prospectos e Desafios". In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 358-367.
Nugroho, D. e Lonsdale, M. (2010) "Evaluation of OLPC Programs Globally: A Literature Review", [link], Agosto.
OLPC (2010) "One Laptop per Child", http://www.laptop.org, Outubro.
Projeto XO (2010) "Projeto XO na Escola e Fora Dela: Uma Proposta Semi-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade", http://www.nied.unicamp.br/xounicamp, Março.
PROUCA (2010) "Programa Um Computador por Aluno", http://www.uca.gov.br, Outubro.
Revelle, G., Reardon, E., Green, M.M., Betancourt, J., Kotler, J. (2007) "The Use of Mobile Phones to Support Children's Literacy Learning". In: Persuasive Technology, p. 253-258.
Santos, M.B.F., Borges, M.K. (2008) "Implantação de Laptops Educacionais e Mudanças no Currículo Escolar". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 330-339.
Valente, J.A. (2008) "A Inclusão das Tecnologias Digitais na Educação Infantil". In: Pátio – Educação Infantil, Ano 6, No. 18, p. 29-32.
Venâncio, V., Telles, E.O., Franco, J.F., Aquino, E., Ficheman, I.K., Lopes, L.D. (2008) "UCA – Um Computador por Aluno: Um Relato dos Protagonistas do Piloto de São Paulo". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1-10.