Um olhar sobre a formação docente do programa UCA em uma escola municipal de Fortaleza

  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Geny Lúcia Salgueiro Segundo Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME)
  • Selma Bessa Sales Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME)

Resumo


Este artigo apresenta um estudo realizado durante a formação dos professores participantes do Programa "Um Computador por Aluno" (UCA) em uma escola municipal de A. O objetivo é avaliar o processo de formação docente integrado ao Programa UCA numa escola municipal de A. Os dados consitiram de dois instrumentos de acompanhamento pedagógico aplicados durante os encontros de formação. Desta forma, percebemos um progresso quanto à utilização das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas e quanto às mudanças na forma de planejar e ministrar as aulas.

Referências

Almeida, M. E. B. (2008) "Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios". BOLEMA - Boletim de Educação Matemática, n. 29, ano 21.

Almeida, M. E. B. e Prado, M. E. B. B. (2011) "Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola". In Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (Org.) O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp.

Borba, M. de C. e Penteado, M. G. (2001) "Informática e Educação Matemática". 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Hargreaves, A. (2002) "Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização". São Paulo: Artmed.

Imbernón, F. (2005) "Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza". São Paulo: Cortez.

Leite, Yoshie F. (2001) "Formação de cidadão, formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental e políticas necessárias". In: Santos, Gislene A. (Org.) Universidade, formação e cidadania. São Paulo: Cortez.

Moran, J. M. (2000) "Mudar a Forma de Ensinar e de Aprender com Tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual". http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm

Penteado, M. G. (1999) "Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente". In: Bicudo, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp. p. 297-313.

Pérez Gómez, A. I. P. (1998) "A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas". In.: Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED.

Valente, J. A. e Almeida F. J. (1998) "Visão Analítica da informática na educação do Brasil: a questão da formação do professor". Revista Brasileira de Informática na Educação, n.1 p. 45-60.

Valente, J. A. (2011) "Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos". In Alemeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (Org.) O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp.
Publicado
21/11/2011
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de; SALGUEIRO SEGUNDO, Geny Lúcia; SALES, Selma Bessa. Um olhar sobre a formação docente do programa UCA em uma escola municipal de Fortaleza. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1448-1457. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21747.