O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar como professoras do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza, contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), se apropriam e utilizam o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem com o auxílio do laptop educacional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas. Após a análise, constatamos que as professoras obtiveram avanços no uso instrumental e pedagógico do blog, no entanto, há a necessidade de mais formações para o uso do blog e outras ferramentas da Web 2.0 para que elas se apropriem melhor destes recursos sugerindo novas metodologias e obtendo mais segurança na realização de aulas.
Referências
Barbosa, E; Granado, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.
Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
Brasil. Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar. Brasília, 2008.
Cotes, P. Quer aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html Acesso em: 08 de nov.2010
Cysneiros, P. G. Novas Tecnologias no cotidiano da escola. In: Reunião Anual da ANPED. Caxambú, MG: ANPED, 2000.
Fernandes, N. L. R. Professores e computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal: Leiria – 16–18 de Novembro de 2005.
________; Lopes, A. M.. Blogues escolares: quando como e porquê. Actas do Encontro "Weblogs na Educação: 3 experiências, três testemunhos". Centro de Competência CRIE. ESE de Setúbal, 2007.
Harasim, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on line. Trad. Ibraima Dafonte Tavares. São Paulo: Senac, 2005.
Marinho, S. P.; Tárcia, L.; Enoque, C. F. O. Vilela, R.A.T. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, Volume 4, número 2, junho 2009. Disponível em http://www.pucsp.com.br/ecurriculum Acesso em: 20/02/2011.
Mendes, M. Introdução do Laptop Educacional em Sala de Aula: Indícios de Mudanças na Organização e Gestão da Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, 2008.
Moreira, S. R. da S.. Análise de reações de professores face à Introdução do Computador na Educação: o caso do Projeto UCA - Um Computador por Aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du' Noday (TO). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2010.
Moresco, S.F.S. e Behar, P.A. Blogs para a aprendizagem de Física e Química. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, on-line, jul. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em jun. 2010.
Oliveira, R. M. C. de. Interfaces colaborativas e Educação: o uso do blog como potencializador do processo de avaliação. In: Dias, Paulo; Osório, António José. (Org.). Ambientes educativos emergentes. 1 ed. Braga: Universidade do Minho - Centro de Competência, 2008.
Primo, A. F. T.; Recuero, R. da C.. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, 2003, p. 54-63.
Santos, M. B. F.; Borges, M. K. . Considerações sobre o Projeto UCA e o currículo escolar. Anais: II Seminário Web-Currículo - Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo. São Paulo: PUC/SP - Programa de Pós-Graduação em Educação - Currículo, 2010.
Silva, L.T. y Albuquerque, M. (2009). Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, 8 (2), 91-108. [http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/]
Silva, R. K. O impacto do Laptop Educacional no olhar de professores da Rede Pública de Ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, 2009.
Staa, B. Von. Sete motivos para um professor criar um blog, 2005. Disponível em: <http://www.educacionalpositivo.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636> Acesso: 2/outubro/2006.
Valente, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
Venâncio, V. et al. Um computador por Aluno: um relato dos protagonistas do Piloto de São Paulo, In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ± Brasil: panorama, avaliação e perspectivas, Fortaleza (CE), 12 a 14 de novembro, 2008.