O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)

  • Renata Lopes Jaguaribe Pontes Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar como professoras do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza, contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), se apropriam e utilizam o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem com o auxílio do laptop educacional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas. Após a análise, constatamos que as professoras obtiveram avanços no uso instrumental e pedagógico do blog, no entanto, há a necessidade de mais formações para o uso do blog e outras ferramentas da Web 2.0 para que elas se apropriem melhor destes recursos sugerindo novas metodologias e obtendo mais segurança na realização de aulas.

Referências

Almeida, M. E. Proinfo: Informática e Formação de Professores. Brasília: MEC/SEED, 2000 (Séries de Estudos à Distância, 1).

Barbosa, E; Granado, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

Brasil. Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar. Brasília, 2008.

Cotes, P. Quer aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html Acesso em: 08 de nov.2010

Cysneiros, P. G. Novas Tecnologias no cotidiano da escola. In: Reunião Anual da ANPED. Caxambú, MG: ANPED, 2000.

Fernandes, N. L. R. Professores e computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal: Leiria – 16–18 de Novembro de 2005.

________; Lopes, A. M.. Blogues escolares: quando como e porquê. Actas do Encontro "Weblogs na Educação: 3 experiências, três testemunhos". Centro de Competência CRIE. ESE de Setúbal, 2007.

Harasim, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on line. Trad. Ibraima Dafonte Tavares. São Paulo: Senac, 2005.

Marinho, S. P.; Tárcia, L.; Enoque, C. F. O. Vilela, R.A.T. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, Volume 4, número 2, junho 2009. Disponível em http://www.pucsp.com.br/ecurriculum Acesso em: 20/02/2011.

Mendes, M. Introdução do Laptop Educacional em Sala de Aula: Indícios de Mudanças na Organização e Gestão da Aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, 2008.

Moreira, S. R. da S.. Análise de reações de professores face à Introdução do Computador na Educação: o caso do Projeto UCA - Um Computador por Aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du' Noday (TO). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2010.

Moresco, S.F.S. e Behar, P.A. Blogs para a aprendizagem de Física e Química. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, on-line, jul. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em jun. 2010.

Oliveira, R. M. C. de. Interfaces colaborativas e Educação: o uso do blog como potencializador do processo de avaliação. In: Dias, Paulo; Osório, António José. (Org.). Ambientes educativos emergentes. 1 ed. Braga: Universidade do Minho - Centro de Competência, 2008.

Primo, A. F. T.; Recuero, R. da C.. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, 2003, p. 54-63.

Santos, M. B. F.; Borges, M. K. . Considerações sobre o Projeto UCA e o currículo escolar. Anais: II Seminário Web-Currículo - Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo. São Paulo: PUC/SP - Programa de Pós-Graduação em Educação - Currículo, 2010.

Silva, L.T. y Albuquerque, M. (2009). Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, 8 (2), 91-108. [http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/]

Silva, R. K. O impacto do Laptop Educacional no olhar de professores da Rede Pública de Ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, 2009.

Staa, B. Von. Sete motivos para um professor criar um blog, 2005. Disponível em: <http://www.educacionalpositivo.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636> Acesso: 2/outubro/2006.

Valente, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

Venâncio, V. et al. Um computador por Aluno: um relato dos protagonistas do Piloto de São Paulo, In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop IV: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ± Brasil: panorama, avaliação e perspectivas, Fortaleza (CE), 12 a 14 de novembro, 2008.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
PONTES, Renata Lopes Jaguaribe; CASTRO FILHO, José Aires de. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1478-1487. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21749.