A tutoria na educação a distância da Universidade Aberta do Brasil: percepções sobre formação, interação e atuação
Resumo
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa com tutores a distância da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse modelo de educação a distância os tutores têm principalmente a função de apoiar os docentes nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, especialmente nas questões de comunicação com os estudantes. Para verificar até que ponto os tutores estão ou não realizando estas e outras funções, aplicamos um questionário respondido de forma impressa e virtual com tutores das licenciaturas e bacharelados da instituição. Resultados mostraram que eles têm a seu encargo praticamente o andamento do curso online e se ressentem da inadequação dessas atividades, da qualificação como estagiários e dos baixos salários.
Referências
BELLONI, M. L. (1999) Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
CRUZ, D. M. ; SILVA, P. R. F. ; GRUMICHE, M. C. D. . Mídias e Linguagem (ns) na EAD: Um estudo da mediação pedagógica nos cursos a distância da UAB/UFSC. 2010. (Relatório de pesquisa).
GUIA DO TUTOR, UFSC (2009). Licenciatura em Matemática à distância.
GUTIÉRREZ, F.; PRIETO, D. A (1994) Mediação Pedagógica. Educação a Distância alternativa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
MILL, Daniel Ribeiro Silva et al. (2008) O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da pedagogia (UFSCar Online), v. 2, p. 112-127.
ZUIN, Antonio. (2006) Educação a distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. In: Educ Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p.935-954, Especial – out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso 02 de Julho de 2010