Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva

  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo


Este artigo visa apresentar uma pesquisa de doutorado sobre formação de professores para o uso de Tecnologias Educacionais (TE) e sua incorporação nos processos de ensino e aprendizagem, visando dar suporte a uma escola inclusiva. O objetivo é analisar o processo de formação de professores em serviço, ou seja, em seu contexto de atuação, para o uso de Objetos Educacionais (OE) e recursos do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e do Portal do Professor, por meio da criação de um espaço presencial e semi-presencial de formação. A natureza metodológica é qualitativa do tipo exploratória, considerando o ineditismo e o universo de variáveis as quais serão analisadas. Espera-se caracterizar as contribuições efetivas para a formação de professores para o uso das TE, associada a uma metodologia de formação inicial e/ou em serviço fortemente norteada pelas perspectivas de educação inclusiva.

Referências

Deslandes, S.F. et al. (1994) "Pesquisa Social": Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes.

Fazenda, I.C.A. (org). (2001) "Dicionário em Construção": interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez.

Lüdke, M.; André, M. (1986) "Pesquisa em Educação": Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Mantoan, M.T.E. (2002) "Ensinando a turma toda" – as diferenças na escola. Pátio – revista pedagógica – ARTMED/ Porto Alegre,RS, Ano V, nº 20, Fev/Abr.

Moraes, M.C. (1997) "O paradigma educacional emergente". Campinas: Papyrus.

Piovesan, A.; Temporini, E. R. (1995) "Pesquisa exploratória": procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 4, ago.

Reis, C, Faria, C. (2003) "Uma apresentação do RIVED" – Rede Internacional Virtual de Educação, CIAEM, Conferência Interamericana de Educação Atemática.

Rinaldi, R. P. (2009) "Desenvolvimento profissional de formadores em exercício": contribuições de um programa online. São Carlos: Tese de Doutorado, UFSCar.

Schlünzen, E.T.M. (2000) "Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas". São Paulo: Tese de Doutorado, PUC/SP.

Schön, D. (1992) "Formar professores como profissionais reflexivos". IN NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Triviños, A.N.S. (1987) "Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais". A Pesquisa Qualitativa em Educação: São Paulo. Ed. Atlas.

Valente, J.A. (1999) "A escola que gera conhecimento". In: Fazenda, I. C. a. et al. Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Campo Grande - MS: UFMS.

Wiley, D. (2001) "Connecting learning objects to instructional design theory": A definition, a metaphor, and taxonomy.

Zeichner, K.M. (1993) "A Formação Reflexiva dos Professores": idéias e práticas. Lisboa: Educa.
Publicado
21/11/2011
SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1498-1506. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21751.