Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva

  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo


Este artigo visa apresentar uma pesquisa de doutorado sobre formação de professores para o uso de Tecnologias Educacionais (TE) e sua incorporação nos processos de ensino e aprendizagem, visando dar suporte a uma escola inclusiva. O objetivo é analisar o processo de formação de professores em serviço, ou seja, em seu contexto de atuação, para o uso de Objetos Educacionais (OE) e recursos do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e do Portal do Professor, por meio da criação de um espaço presencial e semi-presencial de formação. A natureza metodológica é qualitativa do tipo exploratória, considerando o ineditismo e o universo de variáveis as quais serão analisadas. Espera-se caracterizar as contribuições efetivas para a formação de professores para o uso das TE, associada a uma metodologia de formação inicial e/ou em serviço fortemente norteada pelas perspectivas de educação inclusiva.

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Publicado
21/11/2011
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SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1498-1506. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21751.