Políticas Públicas para a Informática na Educação: reflexões sobre desafios contemporâneos

  • Andrei Santos de Morais Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Doriedson Alves de Almeida Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Resumo


Reflexões sobre a importância das políticas públicas e possibilidades diversas de inovar e propor formas de aproveitar o potencial das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação – para a melhoria dos sistemas educacionais. Propomos que, em sua formulação, os governos devem evitar formas de apropriação elitizadas, desconexas das realidades e desafios brasileiros, tanto no campo das TIC quanto nos pedagógicos e sociais. A convergência informática, comunicações digitais e educação apontam para uma ruptura nos processos de disseminação e de apropriação do saber, cujos efeitos já começam a ser percebidos nesse início de século. É necessário rever a ação pública: ao invés do Estado prover, que ele aja a partir de demandas específicas de cada contexto cultural e escolar local.

Referências

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Publicado
21/11/2011
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MORAIS, Andrei Santos de; ALMEIDA, Doriedson Alves de. Políticas Públicas para a Informática na Educação: reflexões sobre desafios contemporâneos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1525-1532. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21752.