A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias em rede
Resumo
Este artigo descreve o processo de apropriação das tecnologias de rede por alunos do 4º ano do ensino fundamental e sua postura frente a dinâmica das atividades propostas, com o intuito de verificar se a interação social descrita por Vigostski pode ser vivenciada também no ciberespaço de maneira ativa e colaborativa. Reconhecendo que a interação é importante para a aprendizagem e para o desenvolvimento do ser humano, se propõem uma discussão acerca do potencial das tecnologias quando se valoriza a identidade dos envolvidos e a sua participação no processo.
Referências
LEMOS, André; Cunha, Paulo (org). (2003), Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina.
LÉVY, Pierre.(1996), O que é virtual. Rio de Janeiro: Editora 34.
_________, (2001), A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed.34.
________, A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
PALANGANA, Isilda Campaner.(2001), Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotski: (a relevância do social). 3.ed. São Paulo: Summus.
MUSSO, P. (2003), Critique des Réseaux. Paris: PUF.
POZO, Juan Ignacio; MORTIMER, Eduardo Fleury.(2002), Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED.
SANTAELLA, Lúcia.(2007), Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus.
SANTOS, Milton.(2001), "O novo século das luzes", Folha de São Paulo, São Paulo, 15 jan. 2001, Caderno Mais!
VIGOTSKY, L. S.; COLE, Michael (1998), A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes.
VIGOTSKY, L. S.(2001), Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes.