Proposta de metodologia para oficinas de informática e cidadania do Mutirão pela Inclusão digital
Resumo
Este resumo relata o processo de criação de uma metodologia didática específica para o projeto Mutirão pela Inclusão Digital com base nos conceitos das Arquiteturas Pedagógicas e na teoria Conectivista.
Referências
CARVALHO; Marie Jane Soares,NEVADO; Rosane Aragón e MENEZES; Crediné Silva de. (2007) Aprendizagem em rede na educação à distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre : Ricardo Lenz.
LÉVY, Pierre, (2003) A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo :Edições Loyola.
LÉVY, Pierre. (1993) As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34.
MOTA, José (2009). Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede. Dissertação de Mestrado, Versão Online, Universidade Aberta. Disponível em: <http://orfeu.org/weblearning20>. Acesso em: 19 mai. 2011.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5. Out. 2001. Tradução de Roberta M. Souza. Disponível em: <depiraju.edunet.sp.gov.br/.../Texto_1_Nativos_Digitais_Imigrantes_Digitais.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2011.
SIEMENS, George. (2007) Conectivismo: Uma Teoría de Aprendizaje Para la era Digital. Tradução de Diego E. Leal Fonseca. Disponível em: <http://www.diegoleal.org/docs/2007/Siemens(2004)-Conectivismo.doc>. Acesso: 19 mai. 2011.
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MARCON, Karina (Coord.). (2009) Inclusão Digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.
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TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MARCON, Karina (Coord.). (2009) Inclusão Digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.
Publicado
21/11/2011
Como Citar
TEIXEIRA, Adriano Canabarro; MEZZOMO, Laís; ROSSATO, Adriana Demarqui; BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos; TRENTIN, Marco Antônio Sandini.
Proposta de metodologia para oficinas de informática e cidadania do Mutirão pela Inclusão digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 1374-1377.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21760.