Uma Experiência na Aplicação de Práticas de Apoio no Ensino-Aprendizado de Algoritmos

  • Gabriel Costa Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Reginaldo Ré Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • André Kawamoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • André Schwerz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo


O ensino de algoritmos é um desafio para professores de cursos de computação. Diferentemente de algumas disciplinas técnicas, algoritmos exige do aluno não apenas o aprendizado de uma tecnologia, mas sim um conjunto de habilidades como: (i) raciocínio lógico; (ii) capacidade de resolver problemas; e (iii) capacidade de abstrair soluções usando uma representação formal. Neste artigo é relatada uma experiência na aplicação de práticas de apoio no processo de ensino-aprendizado de algoritmos usando diferentes ambientes de apoio à aprendizagem. Tais práticas visam: (i) reduzir a abstração de um algoritmo; (ii) identificar deficiências no aprendizado e atacá-las a tempo; e (iii) motivar o aluno por meio de problemas lúdicos.

Referências

Cormen, T.H., Leiserson, C.E., Rivest, R.L., Stein, C. (2002) Algoritmos: teoria e prática, Campus/Elsevier, 12 ed.

CS2008 – Computer Science Curriculum Update (2008) Disponível em: <http://www.acm.org/education/curricula/ComputerScience2008.pdf>, Acesso em 02 ago. 2011.

Jesus, E. A. de, Raabe, A. L. A. (2010) Avaliação Empírica da Utilização de um Jogo para Auxiliar a Aprendizagem de Programação, In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa.

Júnior, D. P., Freitas, R. L. (2010) Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos, In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa.

MEC – Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Cursos da Área de Computação e Informática (1999) Disponível em: [link], Acesso em 9 jun. 2011.

Nakamura, A. S. (2001) Um estudo sobre o ensino da lógica de programação em cursos superiores de informática. 163p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Marília.

Vahldick, A.,Mattos, M. M. (2008) Relato de uma Experiência no Ensino de Algoritmos e Programação Utilizando um Framework Lúdico, In: Anais do II Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação, Fortaleza.

Ynoguti, C. A. (2005) Uma metodologia para o ensino de algoritmos, In: Global Congress on Engineering and Technology Education, pp. 684-687.
Publicado
21/11/2011
SILVA, Gabriel Costa; RÉ, Reginaldo; KAWAMOTO, André; SCHWERZ, André. Uma Experiência na Aplicação de Práticas de Apoio no Ensino-Aprendizado de Algoritmos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1378-1381. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21761.