Uma Experiência na Aplicação de Práticas de Apoio no Ensino-Aprendizado de Algoritmos
Resumo
O ensino de algoritmos é um desafio para professores de cursos de computação. Diferentemente de algumas disciplinas técnicas, algoritmos exige do aluno não apenas o aprendizado de uma tecnologia, mas sim um conjunto de habilidades como: (i) raciocínio lógico; (ii) capacidade de resolver problemas; e (iii) capacidade de abstrair soluções usando uma representação formal. Neste artigo é relatada uma experiência na aplicação de práticas de apoio no processo de ensino-aprendizado de algoritmos usando diferentes ambientes de apoio à aprendizagem. Tais práticas visam: (i) reduzir a abstração de um algoritmo; (ii) identificar deficiências no aprendizado e atacá-las a tempo; e (iii) motivar o aluno por meio de problemas lúdicos.
Referências
CS2008 – Computer Science Curriculum Update (2008) Disponível em: <http://www.acm.org/education/curricula/ComputerScience2008.pdf>, Acesso em 02 ago. 2011.
Jesus, E. A. de, Raabe, A. L. A. (2010) Avaliação Empírica da Utilização de um Jogo para Auxiliar a Aprendizagem de Programação, In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa.
Júnior, D. P., Freitas, R. L. (2010) Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos, In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa.
MEC – Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Cursos da Área de Computação e Informática (1999) Disponível em: [link], Acesso em 9 jun. 2011.
Nakamura, A. S. (2001) Um estudo sobre o ensino da lógica de programação em cursos superiores de informática. 163p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Marília.
Vahldick, A.,Mattos, M. M. (2008) Relato de uma Experiência no Ensino de Algoritmos e Programação Utilizando um Framework Lúdico, In: Anais do II Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação, Fortaleza.
Ynoguti, C. A. (2005) Uma metodologia para o ensino de algoritmos, In: Global Congress on Engineering and Technology Education, pp. 684-687.