Ensino e Aprendizagem de Educação Ambiental Através de um Jogo Eletrônico
Resumo
Neste artigo apresentamos um jogo 3D para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem de educação ambiental, voltado para crianças e adolescentes, tendo como intuito despertar a consciência ecológica, mudança cultural e preservação ambiental. Foi realizada uma avaliação a respeito do uso do jogo desenvolvido. A avaliação qualitativa consistiu da aplicação de questionários a professores das escolas públicas, a fim de verificar a possibilidade do uso do jogo em sala de aula. Os resultados apresentados demonstram que o jogo UruBurbanos é considerado uma ferramenta computacional educativa útil para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Educação Ambiental.
Referências
Kessler, M. C. et al. (2010) "Impulsionando a aprendizagem na universidade por meio de jogos educativos digitais". In: Simpósio Brasileiro de Informática e Educação. João Pessoa-PB, Brasil.
Loula, A. C. et al (2009) "Modelagem Ambiental em um Jogo Eletrônico". In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Schell, J. (2008) "The Art of Game Design: A Book of Lenses" Ed MK.