Ensino e Aprendizagem de Educação Ambiental Através de um Jogo Eletrônico

  • Ryan Ribeiro de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Iael de Souza Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Artur R. A. da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Gabriel Negreiros Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Fred Freitas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ivaldir H. de F. Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo


Neste artigo apresentamos um jogo 3D para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem de educação ambiental, voltado para crianças e adolescentes, tendo como intuito despertar a consciência ecológica, mudança cultural e preservação ambiental. Foi realizada uma avaliação a respeito do uso do jogo desenvolvido. A avaliação qualitativa consistiu da aplicação de questionários a professores das escolas públicas, a fim de verificar a possibilidade do uso do jogo em sala de aula. Os resultados apresentados demonstram que o jogo UruBurbanos é considerado uma ferramenta computacional educativa útil para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Educação Ambiental.

Referências

Giroux, H. (1997) "Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem". Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed.

Kessler, M. C. et al. (2010) "Impulsionando a aprendizagem na universidade por meio de jogos educativos digitais". In: Simpósio Brasileiro de Informática e Educação. João Pessoa-PB, Brasil.

Loula, A. C. et al (2009) "Modelagem Ambiental em um Jogo Eletrônico". In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Schell, J. (2008) "The Art of Game Design: A Book of Lenses" Ed MK.
Publicado
21/11/2011
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AZEVEDO, Ryan Ribeiro de; SOUZA, Iael de; SILVA, Artur R. A. da; NEGREIROS, Gabriel; FREITAS, Fred; F. JÚNIOR, Ivaldir H. de. Ensino e Aprendizagem de Educação Ambiental Através de um Jogo Eletrônico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1382-1385. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21762.