Tecnologias da Informação (TI) para a cooperação internacional, apoiando a capacitação de pessoas em língua inglesa: relato de uma escola pública localizada no interior do Nordeste Brasileiro

  • Alexandre R. S. Correia Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Cara K. Snyder Fulbright Institute of International Education
  • Antonio G. B. Sá Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Ina M. R. Araújo Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Resumo


Uma escola pública localizada no interior do Nordeste do Brasil oferece um programa de capacitação de pessoas em língua inglesa com ferramentas de TI para atender as demandas de Cooperação Internacional das instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos em seu entorno. Em seu primeiro ano de funcionamento o programa apresenta um balanço positivo dando importante contributo para a formação de comunidades locais com a habilidade de comunicação e troca de experiências com as demais comunidades espalhadas pelo planeta.

Referências

HIRSCH, R. (2005). São Francisco Valley irrigated fruit production. Rabobank International F&A Research and Advisory.

DAMIANI, O. (2002). "Diversification of agriculture and poverty reduction: Effects on small farmers and rural wage workers of the introduction of non-traditional high-value crops in Northeast Brazil". Ph.D. dissertation, MIT.

BARHAM e colaboradores. (1992). Nontraditional Agricultural Exports in Latin America. Latin American Research Review 27, no. 2:43-82.

BNDES. (2010). Análise do Mapeamento e das Políticas para Arranjos Produtivos Locais no Norte e Nordeste do Brasil - Pernambuco CONSOLIDAÇÃO DOS ESTUDOS: SÍNTESE DOS RESULTADOS. Nota Técnica 09. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 199-208. 2010.

FAUBAI. (2011). Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais. Disponível em: http://www.faubai.org.br/br/index.php. Acesso em: Junho 2011.

CRYSTAL, D. (2003). English as a Global Language. Cambridge Education Press. UK. 2th Edition.

NUNAN, D. (2003). The impact of English as a global language on educational policies and practices in the Asia-Pacific region. TESOL Quarterly 37, 589–613.

FRIEDRICH, P. (2000). English in Brazil: Functions and Attitudes. World Englishes 19.2 (2000): 215–223.

CAPES. (2011). Programa Ciência sem Fronteiras. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: http://capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/ciencia-sem-fronteiras. Acesso em: agosto 2011.

SARICA, G.N.; CAVUS, N. (2009). New trends in 21st Century English learning. Procedia – Social and Behavioral Sciences Volume 1, Issue 1, 2009, Pages 439-445. World Conference on Educational Sciences, Nicosia, North Cyprus, 4-7 February 2009 – New Trends and Issues in Educational Sciences.

KHUWAILEH, A. A. (1998). The role of chunks, phrases and body language in understanding coordinated academic lectures. System Volume 27, Issue 2, June 1999, Pages 249-260.

Al RIFAI, N. (2010) Attitude, motivation, and difficulties involved in learning English language and factors that affect motivation in learning it. Procedia – Social and Behavioral Sciences, Volume 2, Issue 2, Innovation and Creativity in Education, 2010, Pages 5216-5227, ISSN 1877-0428.

HONG-NAM, Y.; LEAVELL, A.G. (2006). Language learning strategy use of ESL students in an intensive English learning context, System, Volume 34, Issue 3, September 2006, Pages 399-415.
Publicado
21/11/2011
CORREIA, Alexandre R. S.; SNYDER, Cara K.; SÁ, Antonio G. B.; ARAÚJO, Ina M. R.. Tecnologias da Informação (TI) para a cooperação internacional, apoiando a capacitação de pessoas em língua inglesa: relato de uma escola pública localizada no interior do Nordeste Brasileiro. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1386-1389. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21763.