O curso jogos computacionais livres e seu uso no ensino das primeiras noções matemáticas ofertado na modalidade presencial e a distância: aproximações e desafios

  • Jussara Martins Abernaz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Vanessa Battestin Nunes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Isaura Alcina Martins Nobre Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o curso de extensão, Jogos Computacionais ofertados por uma instituição pública de ensino superior a alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática e professores da rede pública. na modalidade presencial e em EaD. Em ambas os participantes pré-avaliaram jogos no sistema livre da série Gcompris. Analisa aproximações e desafios.

Referências

ALBERNAZ, J. M.; MOURA, M. O. Jogos computacionais livres, educadores e crianças: ensino e aprendizagem das primeiras noções matemáticas. In Anais: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. S. Carlos: Ed. UFSCar, 2009. v.1, 1308 pdf, p.1-16.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

SÉRIE EDUCACIONAL G COMPRIS. Disponível em: <http://gcompris.net/-pt-br->. Acesso em: 11 jul. 2011.
Publicado
21/11/2011
ABERNAZ, Jussara Martins; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro; NUNES, Vanessa Battestin; NOBRE, Isaura Alcina Martins. O curso jogos computacionais livres e seu uso no ensino das primeiras noções matemáticas ofertado na modalidade presencial e a distância: aproximações e desafios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1390-1393. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21764.