Metodologia ANEA para avaliação Online de Lógica de Programação
Resumo
Diversas tecnologias são desenvolvidas a cada ano como apoio ao processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação. Há, na verdade, uma grande carência de metodologias eficazes nos projetos de tecnologias educacionais na área de lógica de programação. Para atender a essa demanda, desenvolvemos a metodologia ANEA (Analisar, Nivelar, Ensinar, Avaliar). Essa metodologia fornece os requisitos de um sistema online de monitoramento e controle dos componentes das habilidades de programação através de estratégias de avaliações diagnóstica e formativa. Através da metodologia ANEA visamos alcançar progressos reais de aprendizagem em lógica de programação.
Referências
ANDERSON, J. (2000). Cognitive psychology and its implications. Worth Publishers, New9 York and Basingstoke.
EBRAHIMI, A. Novice programmer errors: language constructs and plan composition. Intl. J. of Human-Computer Studies, 41:457–480, (1994).
FAVERO, M. Psicologia e conhecimento: subsídios da psicologia do desenvolvimento para análise de ensinar e aprender. Brasília, Brasil: Editora UNB, (2005).
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, (1999).