O Ensino da Informática Básica para as Gerações X, Y e Z

  • Júlia M. C. da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Lissandra L. Lazzarotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Rogério Tessari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Resumo


O artigo apresenta um relato de experiência de três professores ao lecionar a disciplina de informática básica para 20 turmas nos anos de 2010 e 2011, cujos alunos têm idades variadas. A fim de compreender porque há uma diferença ao lecionar para estes alunos, pesquisou-se o comportamento das gerações denominadas X, Y e Z, e como este interfere no uso das novas tecnologias. O estudo foi realizado usando questionários e a técnica de observação não sistêmica. Ao final, concluiu-se alunos de diferentes gerações comportam-se e comprometem-se de maneiras diferentes em sala de aula.

Referências

Loiola, R. (2009) "Geração X". In Revista Galileu, vol. 219, out. 2009, Ed. Globo.

Vieira, A.; Pereira, G. B. (2006) Gerações de Líderes: bases autoritárias da construção do imaginário brasileiro sobre liderança. In Goulart, I. B. Temas de Psicologia e Administração. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Richardson, R. J. (1985) Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Júlia M. C. da; LAZZAROTTO, Lissandra L.; TESSARI, Rogério. O Ensino da Informática Básica para as Gerações X, Y e Z. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1398-1401. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21766.