O Ensino da Informática Básica para as Gerações X, Y e Z
Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência de três professores ao lecionar a disciplina de informática básica para 20 turmas nos anos de 2010 e 2011, cujos alunos têm idades variadas. A fim de compreender porque há uma diferença ao lecionar para estes alunos, pesquisou-se o comportamento das gerações denominadas X, Y e Z, e como este interfere no uso das novas tecnologias. O estudo foi realizado usando questionários e a técnica de observação não sistêmica. Ao final, concluiu-se alunos de diferentes gerações comportam-se e comprometem-se de maneiras diferentes em sala de aula.
Referências
Vieira, A.; Pereira, G. B. (2006) Gerações de Líderes: bases autoritárias da construção do imaginário brasileiro sobre liderança. In Goulart, I. B. Temas de Psicologia e Administração. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Richardson, R. J. (1985) Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.