Labirinto do Rato: jogo educacional infantil para dispositivos móveis
Resumo
A evolução da tecnologia inegavelmente trouxe consigo muitas vantagens, melhorando e, algumas vezes, até modificando modos de se realizar tarefas. A educação não ficou para trás, com essa evolução algumas formas de transferência de conhecimento foram melhoradas e criadas sendo que atualmente é possível ensinar uma criança através de jogos, antes vistos como impróprios para o uso no aprendizado. Baseado neste fato, este artigo tem como objetivo o estudo de softwares utilizados como ferramenta educacional, além de demonstrar as etapas do processo de desenvolvimento do software Labirinto do Rato, feito para a plataforma móvel Android e voltado para o desenvolvimento do raciocínio lógico infantil.
Referências
Colagrande, E. A. (2008) "Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol", Dissertação de Mestrado, USP.
Hopf, T., Falkembach, G. A. M e Araújo, F. V. (2007) "O uso da tecnologia X3d para o desenvolvimento de jogos Educacionais", In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 10, UFRGS.
Kishimoto, T. M. (2002) "O brincar e suas teorias". São Paulo, Pioneira Thomson Learning.
Mesquita Filho, A. F. G. de. (2010) "SoletrandoMob: um jogo educacional voltado para o ensino da ortografia na língua portuguesa", In: CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5., Maceió.
Pinto, A. M. M. S. (2007) "Pequenos Grandes Consumidores: uma abordagem sobre consumo infantil na sociedade contemporânea", Trabalho de Conclusão, UFRJ.
Silva, L.O.P. et al. (2010) "Labirinto Elementar: um software educativo para o ensino da tabela periódica", In: CBQ – Congresso Brasileiro de Química, 50, Cuiabá.
Vygotsky, L. S. (1998) "A Formação Social da Mente", São Paulo, Martins Fontes.
Wang, W. S. (2005) "O Aprendizado através de Jogos para Computador: por uma escola mais divertida e mais eficiente", Relatório Técnico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, [link].