O Moodle como Mediador Tecnológico no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional

  • Andre Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria
  • Giliane Bernardi Universidade Federal de Santa Maria
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Problematiza-se o apoio de ambiente virtual de ensino-aprendizagem em curso presencial de formação de professores para o ensino profissional e tecnológico. Analisa-se dados referentes a utilização de ferramentas de recursos e atividades do Moodle que mediam tecnologicamente a interação em rede entre professores e estudantes. Destaca-se como resultados principais o aumento significativo da frequência de usabilidade e diversidade das tecnologias educacionais em rede disponíveis no Moodle para a modalidade educacional presencial.

Referências

Rosa, C.; De Freiras, L.G. (2004) "Elaboração de material didático para o ambiente virtual – práticas e reflexões". Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/050-TC-B2.htm
Publicado
21/11/2011
CORDENONSI, Andre Zanki; BERNARDI, Giliane; ABEGG, Ilse; BASTOS, Fábio da Purificação de; MALLMANN, Elena Maria. O Moodle como Mediador Tecnológico no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1415-1418. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21770.