Cadernos colaborativos: uma proposta para o processo de ensino-aprendizagem

  • Adriana S. Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ainoã Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rodolfo P. Pimenta Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)
  • Lucimere R. Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


O artigo apresenta uma proposta chamada de E-Quaternum, cadernos colaborativos utilizando o Google Docs. Ela é descrita com uma metodologia, aplicações contextualizadas dos recursos da ferramenta e exemplificação de atividade na disciplina de Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do ensino fundamental.

Referências

Abduch, C. (1999) Grupos Operativos com Adolescentes. In: Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Cadernos, juventude saúde e desenvolvimento, v.1., Distrito Federal, Brasília, p. 303.

Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V.S. e Miller, S.M. (2003) "Vygotsky's Educational Theory in Cultural Context", Cambridge: Cambridge University Press.

Machado, A.C.T. (2009) Google Docs & Spreadsheets: Autoria colaborativa na web 2.0, http://revistas.unibh.br/dtec/viewarticle.php?id=12, Dezembro.

Piaget, J. (1958) A psicologia da inteligência. Fundo da Cultura, 4 ed., Rio de Janeiro.

Ugulino, W. e PIMENTEL, M. (2009) Templates para Colaboração: Recomendações de Planejamentos para Dinâmicas de Grupo. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis.

Brasil, Ministério da Educação e Cultura. (2011) Parâmetros Curriculares Nacionais, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf, Agosto.
Publicado
21/11/2011
NOGUEIRA, Adriana S.; VIEIRA, Ainoã; PIMENTA, Rodolfo P.; DIAS, Lucimere R.. Cadernos colaborativos: uma proposta para o processo de ensino-aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1419-1423. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21771.