O uso de jogos no aprendizado de conceitos algébricos

  • Andréa Cardoso Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • José Carlos de Souza Júnior Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Michele Maciel Sacramento Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Elizandra Karla Odorico Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Humberto Tomé da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Resumo


Diante das dificuldades de estudantes do ensino fundamental no aprendizado de álgebra, especificamente na compreensão de incógnitas, variáveis e na resolução de equações do primeiro grau, este trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizado baseada em jogos online e objetos de aprendizagem. O objetivo principal foi relacionar igualdade, incógnitas e realizar operações de forma lúdica e motivadora evidenciando a contextualização dos conceitos matemáticos estudados.

Referências

Ausubel, D. P., Novak, J. D. e Hanesian, H. (1980). Tradução: Nick, E. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana.

Brasil (1998) Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.

Freire R. S. e Castro Filho, J. A. (2006) Desenvolvendo conceitos algébricos no ensino fundamental com o auxílio de um Objeto de Aprendizagem. In: CONGRESSO DA SBC, XXVI, Campo Grande. Anais..., 156-163.

Friske, J. S. (2004) O uso software de computação gráfica no ensino de álgebra. In: Coxford, A. F., Shulte, A. P., As Ideias da Álgebra. Atual, pp. 208-212.

Ponte, J. P. (2005) Álgebra no currículo escolar. Educação e Matemática, n. 85, p. 36-42.

Simon, M. A. e Stimpson, V. C. (2004) Desenvolvimento da representação algébrica através de diagramas. In: Coxford, A. F. e Shulte, A. P. As Ideias da Álgebra, pp. 155-161. Sao Paulo, Atual.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Andréa; SOUZA JÚNIOR, José Carlos de; SACRAMENTO, Michele Maciel; ODORICO, Elizandra Karla; DA SILVA, Humberto Tomé. O uso de jogos no aprendizado de conceitos algébricos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1428-1431. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21773.