O uso de jogos no aprendizado de conceitos algébricos
Resumo
Diante das dificuldades de estudantes do ensino fundamental no aprendizado de álgebra, especificamente na compreensão de incógnitas, variáveis e na resolução de equações do primeiro grau, este trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizado baseada em jogos online e objetos de aprendizagem. O objetivo principal foi relacionar igualdade, incógnitas e realizar operações de forma lúdica e motivadora evidenciando a contextualização dos conceitos matemáticos estudados.
Referências
Brasil (1998) Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.
Freire R. S. e Castro Filho, J. A. (2006) Desenvolvendo conceitos algébricos no ensino fundamental com o auxílio de um Objeto de Aprendizagem. In: CONGRESSO DA SBC, XXVI, Campo Grande. Anais..., 156-163.
Friske, J. S. (2004) O uso software de computação gráfica no ensino de álgebra. In: Coxford, A. F., Shulte, A. P., As Ideias da Álgebra. Atual, pp. 208-212.
Ponte, J. P. (2005) Álgebra no currículo escolar. Educação e Matemática, n. 85, p. 36-42.
Simon, M. A. e Stimpson, V. C. (2004) Desenvolvimento da representação algébrica através de diagramas. In: Coxford, A. F. e Shulte, A. P. As Ideias da Álgebra, pp. 155-161. Sao Paulo, Atual.