Aprendizagem de trigonometria dinâmica
Resumo
Diante da análise de alguns livros didáticos do ensino médio e tendo em vista a contribuição da informática no ensino, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de uma sequência didática para o ensino aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo de maneira contextualiza, dinâmica e interativa utilizando a metodologia da visualização e experimentação com objetos de aprendizagem concebidos e implementados no programa Geogebra, de forma a tornar o aluno sujeito do seu próprio aprendizado.
Referências
Coll, C.; Sole, I. (2009) Os professores e a concepção construtivista. In: O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ética.
Klein, M. E. Z. (2009) O ensino de trigonometria subsidiado pelas teorias de aprendizagem significativa e dos compos conceituais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), PUC/RS.
Lee, P. (2003) Ciências versus pseudociências. Curitiba: Expoente.
Lima, E. L. (2001) Exame de textos: Análise de livros de matemática para o ensino médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática.
Maciel, V.B. et al. (2005) Trigonometria Utilizando o Software Cabri Géomètre. Revista Eletrônica Itinerarius Reflectionis , v.1, pp. 181-18. Disponível em: http://revistas.jatai.ufg.br/index.php/itinerarius/article/view/181/169
Rocha, E. M. et al. (2008) Uso do Geogebra nas aulas de matemática: reflexão centrada na prática. XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, pp. 776-784.