Aprendizagem de trigonometria dinâmica

  • Andréa Cardoso Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • José Carlos de Souza Júnior Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Helen Maria Pedrosa de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Laís Brambilla Storti Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Resumo


Diante da análise de alguns livros didáticos do ensino médio e tendo em vista a contribuição da informática no ensino, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de uma sequência didática para o ensino aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo de maneira contextualiza, dinâmica e interativa utilizando a metodologia da visualização e experimentação com objetos de aprendizagem concebidos e implementados no programa Geogebra, de forma a tornar o aluno sujeito do seu próprio aprendizado.

Referências

Brito, A. J.; Morey, B. B. (2004) Trigonometria: dificuldades dos professores de matemática do ensino fundamental. Horizontes, v.22, n.1, pp. 65-70.

Coll, C.; Sole, I. (2009) Os professores e a concepção construtivista. In: O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ética.

Klein, M. E. Z. (2009) O ensino de trigonometria subsidiado pelas teorias de aprendizagem significativa e dos compos conceituais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), PUC/RS.

Lee, P. (2003) Ciências versus pseudociências. Curitiba: Expoente.

Lima, E. L. (2001) Exame de textos: Análise de livros de matemática para o ensino médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática.

Maciel, V.B. et al. (2005) Trigonometria Utilizando o Software Cabri Géomètre. Revista Eletrônica Itinerarius Reflectionis , v.1, pp. 181-18. Disponível em: http://revistas.jatai.ufg.br/index.php/itinerarius/article/view/181/169

Rocha, E. M. et al. (2008) Uso do Geogebra nas aulas de matemática: reflexão centrada na prática. XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, pp. 776-784.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Andréa; SOUZA JÚNIOR, José Carlos de; OLIVEIRA, Helen Maria Pedrosa de; STORTI, Laís Brambilla. Aprendizagem de trigonometria dinâmica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1432-1435. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21774.