Objeto de Aprendizagem Função Afim: Estudo do Processo de Acessibilidade e Aplicação com Alunos Deficientes Visuais

  • Arilise Moraes de A. Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
  • Liliana M. Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rosa Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Emiliano M. Velasco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
  • Elvis C. Barcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Resumo


Este artigo descreve o processo de acessibilidade e a análise da pré-testagem de uma aplicação com Objeto de Aprendizagem de Matemática voltado para um caso particular do conteúdo de Função Afim, que é o estudo de Função Constante. Este Objeto de Aprendizagem foi desenvolvido e testado por uma equipe de um Núcleo de Pesquisa que entre suas linhas de pesquisa apresenta o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem acessíveis a alunos deficientes visuais. Após o processo de acessibilização foi aplicado em uma sala de aula informatizada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFluminense, Campus Campos Centro que possui Ensino Médio, com alunos do primeiro ano e na qual estão matriculadas duas alunas com baixa visão.

Referências

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Publicado
21/11/2011
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LOPES, Arilise Moraes de A.; PASSERINO, Liliana M.; VICARI, Rosa; VELASCO, Emiliano M.; BARCELOS, Elvis C.. Objeto de Aprendizagem Função Afim: Estudo do Processo de Acessibilidade e Aplicação com Alunos Deficientes Visuais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1436-1439. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21775.