Objeto de Aprendizagem Função Afim: Estudo do Processo de Acessibilidade e Aplicação com Alunos Deficientes Visuais
Resumo
Este artigo descreve o processo de acessibilidade e a análise da pré-testagem de uma aplicação com Objeto de Aprendizagem de Matemática voltado para um caso particular do conteúdo de Função Afim, que é o estudo de Função Constante. Este Objeto de Aprendizagem foi desenvolvido e testado por uma equipe de um Núcleo de Pesquisa que entre suas linhas de pesquisa apresenta o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem acessíveis a alunos deficientes visuais. Após o processo de acessibilização foi aplicado em uma sala de aula informatizada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFluminense, Campus Campos Centro que possui Ensino Médio, com alunos do primeiro ano e na qual estão matriculadas duas alunas com baixa visão.
Referências
Gasparetto, M.E.R.F.; Nobre, M.I.R.S. (2007). Avaliação do Funcionamento da Visão Residual: Educação e Reabilitação.Masini, E.F.S. (org). A pessoa com deficiência visual.1.a ed.,São Paulo:Vetor, p.39-60.
Lopes, A.M.A.; Passerino, L.M.; Rodrigues, T.A. (2009). O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote). Porto Alegre, v.7, n.3, p.1-10, dezembro.
Manrique, A.L. (2010). Mediadores e mediação: A inclusão em aulas de matemática. Revista Contrapontos-Eletrônica. v. 10, n.1, p.07-13, jan./abr.
Prado, M. E. B. (2006). A mediação pedagógica no contexto de EAD: Suas relações e interdependências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XVII, 2006, Brasília. Anais... Brasília: UNB.