Aprendizagens por possibilidades de deslocamentos em um Laboratório de Informática: um estudo de caso no Ensino Fundamental
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar as possibilidades de aprendizagens dos alunos a partir da proposta pedagógica de projetos de aprendizagem em um laboratório de informática. Os sujeitos da pesquisa foram duas turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Porto Alegre (RS – Brasil), sessenta alunos. A investigação é de cunho qualitativo e se caracterizou como uma pesquisa intervenção, longitudinal. O software N.vivo foi ferramenta na organização de dados e construção de categorias de análise. Os resultados apontaram que a proposta possibilitou aprendizagens por possibilidades de deslocamentos relativos a proposta metodológica assim como pelas TICs, como o fórum, a pesquisa na "internet", o bate-papo, a produção escrita, a utilização do "mail", fotos publicadas no perfil.
Referências
Maturana, Humberto (1993) Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, v. 2, n. 15, 1993.
______. (1992) El sentido de lo humano. Chile: Pedagogicas Chilenas.
______. (2002) Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG.
______; ZÖLLER, Gerda V. (2004) Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena,.
Piaget, Jean (1972) Development and learning. In LAVATTELLY, e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: HartcourtBrace Janovich.
___________Para onde vai a educação? (1973a) Rio de Janeiro: J. Olympio.
__________ Estudos sociológicos. (1973b) Rio de Janeiro: Forense.
__________ Inteligencia y afectividad. (2001) Buenos Aires: Aique.
Serres, Michel. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, sem data.
Real, Luciane Corte (2007) Aprendizagem Amorosa na interface Escola, Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Tese de Doutorado PGIE/UFRGS