Aproximando nativos e imigrantes digitais em sala de aula com o uso efetivo das tecnologias: uma análise contextualizada do Estado de São Paulo à luz do IDEB

  • Luiz Carlos Reis Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo


O presente artigo tem como objetivo, a partir de um estudo exploratório descritivo com base em pesquisa de natureza qualitativa, identificar quais ferramentas de Internet os professores da rede estadual de ensino de São Paulo utilizam como recursos complementares em suas aulas e cruzar essas informações com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) se baseando nos jovens nativos digitais.

Referências

LÉVY, Pierre. A emergência do Cyberspace e as mutações culturais. In: PELLANDA, Nize M.C e PELLANDA, Educardo C. (org). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2ª ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo (SP): E. 34, 2000

MATIAS-PEREIRA. J. Curso de Gestão Pública. São Paulo: Atlas, 2008

MATIAS-PEREIRA. J. Manual de Gestão Pública Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2007

O'REILLY, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. [link], Acessado em 10 de maio de 2011

PRENSKY, Marc (10-2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5). Disponível em [link]. Acessado em 10 de maio de 2011

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004

TAPSCOTT, Don (1998). Growing Up Digital. The Rise of the Net Generation. New York: McGraw Hill. Material relacionado disponível em http://www.growingupdigital.com/index.html, Acessado em 15 de maio de 2011.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. org. por Michel Cole et al. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998
Publicado
21/11/2011
REIS, Luiz Carlos; SILVEIRA, Ismar Frango. Aproximando nativos e imigrantes digitais em sala de aula com o uso efetivo das tecnologias: uma análise contextualizada do Estado de São Paulo à luz do IDEB. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1507-1510. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21778.