Novas configurações da comunicação na sociedade mediada pelas TIC e os reflexos nos ecossistemas educativos

  • Claudia Regina Castellano Losso Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Ademilde Sartori Universidade Estadual de Santa Catarina

Resumo


Esse artigo visa contribuir à reflexão sobre a inserção das tecnologias no processo comunicacional e suas influências no campo da educação. Para tanto, pretende-se discorrer sobre como as sociedades foram se transformando com a chegada das tecnologias, destacando o papel do educomunicador e o uso de blogs educativos como possibilidade de espaços comunicativos na escola.

Referências

LOSSO, Claudia R. C; CRISTIANO, Marta A.S., LUZ FILHO, Silvio S.da. EduBlogs: a construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. In:

MAcLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. (understanding media). Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2002, 12 ed.

MARTÍN- BARBERO, J. De los médios a lãs mediaciones. Comunición, cultura y hegemonia. Barcelona: Antrophos editorial, 2010.NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

SARTORI Ademilde Silveira, SOARES Maria Salete Prado. CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC. Artigo disponível em http://www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/texto,2,232,118 acessado em 10 Jul 2011.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.

SOARES, Ismar de Oliveira. O PERFIL DO EDUCOMUNICADOR. Disponível em <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf> acessado em 5 Jul 2011.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Publicado
21/11/2011
LOSSO, Claudia Regina Castellano; SARTORI, Ademilde. Novas configurações da comunicação na sociedade mediada pelas TIC e os reflexos nos ecossistemas educativos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1572-1575. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21780.