Um computador portátil para os alunos das escolas públicas: Ceibal e UCA
Resumo
Este artigo contém uma análise comparativa de dois projetos de inclusão digital inspirados no projeto OLPC implantados no Brasil e no Uruguai. Trata-se dos projetos UCA e Ceibal respectivamente, que objetivam a distribuição de um computador por aluno, nas escolas da rede pública de ensino de seus respectivos países. Apresentaremos as principais características de cada projeto, estrutura de implantação e principais diferenças, identificando indicadores possíveis para análise de projetos semelhantes.
Referências
NEGROPONTE, Nicholas. (2010) "One Laptop per Child". Disponível em: http://www.laptop.org/en/. Acesso 10/2011.
UNESCO,(2010) "En El Camino Del Plan Ceibal: Referencias para padres y educadores". Uruguai.
UNESCO. (2010) "En el Camino del Plan CEIBAL." ISBN 978-92-9089-135-2. Montevideo, Uruguai.
XAVIER, Karine.(2005) "Inclusão digital nas escolas públicas: Uma questão social." In: Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ano XXXIV Nº 170/171, pg. 47-54.