Um computador portátil para os alunos das escolas públicas: Ceibal e UCA

  • Marcia Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liliana Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marta R. Bez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


Este artigo contém uma análise comparativa de dois projetos de inclusão digital inspirados no projeto OLPC implantados no Brasil e no Uruguai. Trata-se dos projetos UCA e Ceibal respectivamente, que objetivam a distribuição de um computador por aluno, nas escolas da rede pública de ensino de seus respectivos países. Apresentaremos as principais características de cada projeto, estrutura de implantação e principais diferenças, identificando indicadores possíveis para análise de projetos semelhantes.

Referências

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XAVIER, Karine.(2005) "Inclusão digital nas escolas públicas: Uma questão social." In: Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ano XXXIV Nº 170/171, pg. 47-54.
Publicado
21/11/2011
MACIEL, Marcia; PASSERINO, Liliana; BEZ, Marta R.. Um computador portátil para os alunos das escolas públicas: Ceibal e UCA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1576-1579. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21781.