Especificação e Desenvolvimento de uma Ferramenta voltada ao amadurecimento do vocabulário de crianças surdas
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento parcial de uma ferramenta informatizada relacionada ao desenvolvimento do vocabulário de alunos surdos. A partir de uma verificação da literatura e das necessidades do Instituto Felipe Smaldone, planejou-se tal ferramenta que incluirá um conjunto de atividades, organizadas em fases e níveis com graus crescentes de dificuldade, envolvendo imagens e palavras escritas. Espera-se assim contribuir para a melhoria na capacidade de leitura e interpretação de texto.
Referências
Santarosa, Lucila Maria Costi, Campos, Márcia de Borba, Giraffa, L. M. M. Bilíngue. Workshop sobre Informática na Escola. (2000).
Fernandes, Eulália (2003). "Linguagem e Surdez". Porto Alegre: Artmed. Goes, Maria Cecília Rafael. (1996) "Linguagem, Surdez e Educação." Campinas: Editora Autores Associados.
Heidrich, Regina de O., Medina, Gueba, et al (2007). "Recomendações Ergonômicas para Interfaces: Design Instrucional para Alfabetização de Crianças com Necessidades Especiais". Workshop em Informática na Educação (SBIE).
Junior, H. P. de Castro; Almeida, M. J. Melo, et al (2008). "O software "Brincando com leitura": estimulação de habilidades para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com deficiência" Workshop sobre Informática na Escola.
Lorenzini, Israela Peixer; Neto, Wilson Castelo Branco (2009). "Sistema Tutor Inteligente para Auxílio na Alfabetização de Crianças Surdas em um Contexto "Signsim: uma ferramenta para auxílio à aprendizagem da língua brasileira de sinais". RBIE –V Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Chile.
Toontalk: um ambiente de programação animada para crianças. Disponível em: <http://home.utad.pt/~leonelm/JVLC-Portugues.html>. Acesso em: 27 jul. 2010.