25 Anos de Informática na Educação Brasileira: avanços e retrocessos
Resumo
Considerando o uso educacional da informática no Brasil como tendo início a partir do projeto EDUCOM, que foi a primeira iniciativa concreta de se levar o computador às escolas públicas, são mais de 25 anos de uma política de informática voltada para as questões educacionais. O que mudou? Quanto evoluímos? Este artigo contextualiza o cenário brasileiro de inserção de computadores nas escolas públicas do país e propõe uma reflexão sobre as políticas públicas adotadas no Brasil, contribuindo para a formulação de ações para a democratização na inserção das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar.
Referências
Borges, Márcia de Freitas Vieira. (2007) "Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino". Belo Horizonte, Cefet-MG (Dissertação de mestrado).
Brasil (2008). "Inclusão Digital" http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/ Governo Federal.
Brasil (2009). "Portal do Professor" http://portal.mec.gov.br/ Governo Federal.
Cysneiros, Paulo Gileno (2000). "A gestão da Informática na Escola Pública" In: XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió - AL: Anais SBIE 2000.
Moraes, Maria Cândida (1997a). "O paradigma educacional emergente", Campinas:Papirus.
Moraes, Maria Cândida (1997b). "Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas", São Paulo.
Moraes, Maria Cândida (2006). "Tecendo a rede, mas com que paradigma?" , http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro3/index.html, setembro.
Oliveira, Ramon de (2005). "Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula", 9. ed. Campinas: Papirus.
Papert, Seymour (1985). "Logo: Computadores e Educação". São Paulo: Brasiliense.
Tono, Cineiva C. P.; Cantini, Marcos César; Freitas, Maria do Carmo D. (2008). "Políticas Públicas de Inclusão Digital no Paraná - 1997 a 2006". Anais XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2008).