Tradição nos Estilos de Pesquisa em Educação a Distância: Uma Análise a partir das Publicações do SBIE
Resumo
Partindo da taxonomia de Wazlawick, que propõe cinco estilos de pesquisa na Ciência da Computação, este trabalho buscou identificar uma tradição nos estilos de pesquisa em Informática na Educação que envolva Educação a Distância, a partir da análise das publicações dos últimos nove anos do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Foi possível concluir que essa tradição de estilo envolve a criação ou melhoria de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas e modelos, sendo a inovação uma característica fundamental e os construtos Inteligência e Avaliação os mais frequentes.
Referências
CUNHA, Fabrício Oscar e SILVA, Júlia Marques Carvalho. Análise das Dimensões Afetivas do Tutor em Turmas de EaD no Ambiente Virtual Moodle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2009, Florianópolis – SC, 2009. Anais. Florianópolis – SC: UFSC, 2003.
SBIE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em:<http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/index>. Acesso em: 14 ago. 2011.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.