Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado

  • Rubens dos Santos Guimarães Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Válter Strafacci Júnior Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Paulo Marcelo Tasinaffo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Resumo


O presente artigo tem como objetivo prover subsídios teóricos e práticos para uma melhor compreensão dos principais aspectos que envolvem a utilização da Lógica Paraconsistente Anotada – LPA aplicada na avaliação educacional de surdos. Há nesse campo, escassez de ferramentas que auxiliem na avaliação dessas pessoas com deficiência. Foi a partir deste olhar que se criou o Objeto de Avaliação para Surdos – OAS, Ele apresenta um instrumento de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Ele enfoca também a possibilidade de melhoria do processo de avaliação educacional, por meio da utilização de recursos tecnológicos.

Referências

Da Costa, N.; Krause, D. ; Bueno, O. Paraconsistent Logics and Paraconsistency. In: Gabbay, D.; Thagard, P.; Woods, J. (eds) Handbook of the Philosophy of Science. Volume 5: Philosophy of Logic, 2007.

Gadotti, M. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1984.

Halpern, J. Reasoning About Uncertainty. The MIT Press, 2003.

LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 5ª edição. Brasília, 2010.

Moretto, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2001.

Silva Filho e ABE, João Inácio da e Jair Minoro. Introdução à lógica paraconsistente anotada com ilustrações. Santos, SP: J.I. da Silva, 2000.

Vianna, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
GUIMARÃES, Rubens dos Santos; STRAFACCI JÚNIOR, Válter; TASINAFFO, Paulo Marcelo. Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1608-1611. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21788.