Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado
Resumo
O presente artigo tem como objetivo prover subsídios teóricos e práticos para uma melhor compreensão dos principais aspectos que envolvem a utilização da Lógica Paraconsistente Anotada – LPA aplicada na avaliação educacional de surdos. Há nesse campo, escassez de ferramentas que auxiliem na avaliação dessas pessoas com deficiência. Foi a partir deste olhar que se criou o Objeto de Avaliação para Surdos – OAS, Ele apresenta um instrumento de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Ele enfoca também a possibilidade de melhoria do processo de avaliação educacional, por meio da utilização de recursos tecnológicos.
Referências
Gadotti, M. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1984.
Halpern, J. Reasoning About Uncertainty. The MIT Press, 2003.
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 5ª edição. Brasília, 2010.
Moretto, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2001.
Silva Filho e ABE, João Inácio da e Jair Minoro. Introdução à lógica paraconsistente anotada com ilustrações. Santos, SP: J.I. da Silva, 2000.
Vianna, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.