Experiências de um Jogo Educacional Digital para auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem de Transformações Químicas para o Ensino Médio

  • Roberto Mayer Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo Varela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Michel Albonico Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adair Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vilmar Steffen Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


Neste artigo é relatado a experiência na criação e aplicação de um jogo educacional digital voltado para o aprendizado de transformações químicas para o ensino médio. A ideia principal é apresentar um jogo de RPG (Role-Playing Game) onde o personagem principal tem que cumprir missões através da combinação de elementos químicos e derrotar oponentes para ganhar recompensas e novos conteúdos. A cada combinação de elementos efetuada, o jogador visualiza informações da transformação química. A partir disso, o elemento resultante da transformação passa a constar no seu inventário. O jogo foi desenvolvido em linguagem de programação Java, e com gráficos 2D para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Jogo, Educacional, Química, RPG

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Publicado
16/11/2022
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MAYER, Roberto; VARELA, Paulo; ALBONICO, Michel; ROHLING, Adair; STEFFEN, Vilmar. Experiências de um Jogo Educacional Digital para auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem de Transformações Químicas para o Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 59-67. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224811.