Uma experiência vivenciada por doutorandos mediada por tecnologias digitais

Resumo


Este relato descreve as experiências de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais de um grupo de doutorandos, em 3 semestres letivos, durante a Crise Sanitária motivada pela COVID-19. As experiências foram apoiadas por arquiteturas pedagógicas, tais como: Leitura Cooperativa, Debate de Teses, Visita Técnica Virtual e Projeto de Aprendizagem. Segundo a análise das produções, realizada pelos participantes, essas arquiteturas contribuíram para a aprendizagem e favoreceram a interação, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades necessárias na formação de um pesquisador. Os resultados obtidos apontam para a adequação desta abordagem em processos educacionais, independente de situações excepcionais.

Palavras-chave: Arquitetura Pedagógica, Tecnologias Digitais, Cooperação

Referências

Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância e tecnologia: contribuições dos ambientes virtuais de aprendizado. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, pages 96-107.

Aragón, R. (2016). Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n. 5971 (maio/ago. 2016), p. 261-275.

Carvalho, M. J. S., de Nevado, R. A., and de Menezes, C. S. (2005). Arquiteturas pedagógicas para educação á distância: concepções e suporte telemático. In Brazilian S ymposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 351—360.

Castro, A. and Menezes, C. (2011). Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Sistemas Colaborativos, pages 135-153.

Coll, C. and Monereo, C. (2010). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed Editora.

Fagundes, L. d. C., Sato, L. S., and Laurino, D. P. (2006). Aprendizes do futuro: as inovações começaram!

Fossile, D. K. (2010). Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução ás teorias cognitivas. Revista Alpha, Patos de Minas, UNIPAM, pages 105—117.

Gontijo, C. M. M. (2015). Base nacional comum curricular (bncc): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização, (2).

Jackson, N. J. (2013). Learning ecology narratives. Life wide Learning, Education and Personal Development e-book (1-26). Recuperado de [link].

Linhares, R. N. and Chagas, A. M. (2015). Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede: o facebook no ensino superior. Revista Lusófona de Educação, 29(29).

Maturana, H., Varela, F., and dos Santos, J. P. (1995). A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Editorial Psy.

Menezes, C. S. d., Aragón, R., and Ziede, M. K. L. (2013). Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.

Nevado, R. A., de Menezes, C. S., and Júnior, R. R. V. (2012). Debate de teses—uma arquitetura pedagógica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçâo-SBIE), volume 1.

Pereira, A., da Silva, F. X., Müller, M. G., Lima, R. d. A. S., Jacaúna, R. D. P., and de Menezes, C. S. (2021). Arquitetura pedagógica debate de teses: critérios para seleção de teses. RENOTE, 19(2):516-525.

Piaget, J. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110p.

Piaget, J. (1979). Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.

Ramos, D. K.; Anastácio, B. (2020). Jogos digitais na escola e o exercício das funções cognitivas: contribuições do aplicativo escola do cérebro. In Meira, L.; Blikstein, P., editor, Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem., chapter 10. Penso Editora.

Silva, A. A. M. T., Adorno, A. L. C., Fernandes, C. E., de Araújo Fernandes, L. I. F., Valentino, M. F. N., de Oliveira, P. A., de Sousa Borges, R. R., Cardoso, R. S., Domingos, V. H., and da Silva, W. R. (2020). Ensino remoto e as práticas e as inovações nas metodologias de ensino—uma visita técnica remota. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 2(2).

Silva, F. X., Müller, M. G., Lima, R. D. A. S., Jacaúna, R. D. P., Pereira, A., and De Menezes, C. S. (2021). Evaluation of the knowledge construction process in the application of the pedagogical architecture “debate of thesis”. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 310-317. IEEE.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; LIMA, Jefferson Ribeiro; PEREIRA, Andrea; SILVA, Francisco Xavier da; MÜLLER, Miriam Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Uma experiência vivenciada por doutorandos mediada por tecnologias digitais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 110-121. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225107.