Contribuições e desafios do uso de tecnologias e metodologias ativas na prática docente: uma proposta pedagógica utilizando o modelo TPACK
Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever a proposta, as contribuições e os desafios encontrados, a partir da aplicação do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge Framework) na integração de tecnologias e metodologias à disciplina "Eletrônica e Sinalização Metroferroviária", na turma do 3º ano do ensino técnico integrado, de uma instituição pública de ensino. A intervenção pedagógica foi realizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da instituição, em consonância com as ações propostas pelo núcleo, para o ano de 2022. Dentre as contribuições, destacam-se a mudança de percepção do professor sobre as potencialidades de condução dos conteúdos e a relação direta das escolhas com o contexto no qual a disciplina está inserida; e um desafio em especial foi apontado: a dificuldade inicial do professor em definir a melhor relação entre o conteúdo, a metodologia e a tecnologia a serem adotados. A expectativa deste artigo é que, com a apresentação da proposta e as reflexões acerca das potencialidades do modelo, seja possível incentivar outros profissionais do ensino a considerarem a abordagem TPACK ao planejarem seus conteúdos, dada a importância e contribuição da temática para a melhoria constante do processo ensino-aprendizagem e os conhecimentos necessários para integrar tecnologias em sua prática docente.
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