Contribuições e desafios do uso de tecnologias e metodologias ativas na prática docente: uma proposta pedagógica utilizando o modelo TPACK

  • Robson Leone Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ramon T. Prado Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rodolfo R. Gomes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Andromeda M. Campos Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-2435-858X
  • Jardel Brozeguini Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo descrever a proposta, as contribuições e os desafios encontrados, a partir da aplicação do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge Framework) na integração de tecnologias e metodologias à disciplina "Eletrônica e Sinalização Metroferroviária", na turma do 3º ano do ensino técnico integrado, de uma instituição pública de ensino. A intervenção pedagógica foi realizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da instituição, em consonância com as ações propostas pelo núcleo, para o ano de 2022. Dentre as contribuições, destacam-se a mudança de percepção do professor sobre as potencialidades de condução dos conteúdos e a relação direta das escolhas com o contexto no qual a disciplina está inserida; e um desafio em especial foi apontado: a dificuldade inicial do professor em definir a melhor relação entre o conteúdo, a metodologia e a tecnologia a serem adotados. A expectativa deste artigo é que, com a apresentação da proposta e as reflexões acerca das potencialidades do modelo, seja possível incentivar outros profissionais do ensino a considerarem a abordagem TPACK ao planejarem seus conteúdos, dada a importância e contribuição da temática para a melhoria constante do processo ensino-aprendizagem e os conhecimentos necessários para integrar tecnologias em sua prática docente.

Palavras-chave: Modelo TPACK, metodologias de aprendizagem, tecnologias educacionais, planejamento de conteúdo, processo ensino-aprendizagem

Referências

Bacich, L.; Tanzi Neto, A.; Trevisani, F. M. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, Disponível em: [link].

Cysneiros, P. G. (1998) Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, SP, Anais II. Republicado na Rev. Informática Educativa. Bogotá, Colombia, Universidad de Los Andes, v.12, n.1, 1999, p.11-24.

Dyer, S., Martin, J. and Zulauf, J. (1995) “Motion Capture White Paper”, [link], December.

Freire, P. 2009. Pedagogia da Autonomia. 36. ed, São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Holton, M. and Alexander, S. (1995) “Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials”, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460.

Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.

Jimoyiannis, Athanassios. Designing and implementing an integrated technological pedagogical science knowledge framework for science teachers professional development. Computers & Education, v. 55, n. 3, p. 1259-1269, 2010.

Menezes, Crediné & Nevado, Rosane. (2021). Pedagogical Architectures for Active Learning.

Menezes, Crediné de; Aragón, Rosane; Ziede, Mariangela. (2018) Um Framework para o Desenvolvimento de Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem Ativa. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 447, ISSN 2316-6533.

Mesquita, D., Flores, M. e Lima, R. (2018). Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária (Curriculum development in higher education: challenges for university teaching). Revista Iberoamericana de Educación Superior. 9. 42-61. 10.22201/iisue.20072872e.2019.25.338.

Michels, Ana Beatriz; Jacaúna, Ricardo Daniell Prestes; Menezes, Crediné Silva de. (2021) Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 27., On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 53-63. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218239.

Mishra, P.; Koehler, M. J. (2006) Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, [s.l.], v. 108, no 6, p. 1017–1054. ISSN: 14679620, DOI: 10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x.

Niess, Margaret L. (2005) Preparando professores para ensinar ciências e matemática com tecnologia: desenvolvendo um conhecimento de conteúdo pedagógico de tecnologia. Ensino e formação de professores , v. 21, n.5, pág. 509-523.

Niess, M. L. (2012) Teacher Knowledge for Teaching with Technology: A TPACK lens. In R. Ronau, C. Rakes and M. Niess (Eds.), Educational technology, teacher knowledge, and classroom impact: A research handbook on frameworks and approaches (pp. 1-15). Hershey, PA: IGI Global.

Novak, J. D.; Gowin, D. B. (1999) Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

Prado, Ramon Teodoro et al. Percepções de licenciandos sobre aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo no ensino de física: desafios para a formação docente. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 10, n. 2, 2020.

Silva, Alexandre José de Carvalho. (2020) Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação / Alexandre José de Carvalho Silva. Lavras : UFLA.

Staker, H.; Horn, M. B. (2012) Classifying K–12 Blended Learning. 2012. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535180.pdf>. Acesso em 10 jul. 2022.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LEONE, Robson; PRADO, Ramon T.; GOMES, Rodolfo R.; CAMPOS, Andromeda M.; BROZEGUINI, Jardel. Contribuições e desafios do uso de tecnologias e metodologias ativas na prática docente: uma proposta pedagógica utilizando o modelo TPACK. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 156-167. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225234.