Um Relato de Experiência sobre o Uso de Histórias de Usuário e Critérios de Aceitação no Ensino de Requisitos de Software
Resumo
A Educação em Engenharia de Requisitos (EER) tem apresentado deficiências quanto às demandas atuais do mercado de software. Este artigo relata uma experiência de EER com uma turma de graduação, combinando metodologias ativas e métodos ágeis. As atividades de especificação e validação de requisitos foram realizadas de forma colaborativa com apoio do software Trello. Os resultados de uma survey com os estudantes destacam a efetividade de distintas metodologias de ensino, a facilidade de uso de histórias de usuário e critérios de aceitação e a promoção de soft skills. Como lições aprendidas, destaca-se o apoio ao aprendizado sobre o que fazer e como fazer sob uma visão compartilhada e colaborativa dos artefatos produzidos no trabalho em grupo.
Palavras-chave:
Educação em Engenharia de Requisitos, Especificação, Validação
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
SANTANA, Thalia S.; KUDO, Taciana N.; BULCÃO-NETO, Renato F..
Um Relato de Experiência sobre o Uso de Histórias de Usuário e Critérios de Aceitação no Ensino de Requisitos de Software. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 200-210.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225747.