Educação, Práticas Digitais e Novos Riscos em Rede

Resumo


Este artigo descreve os esforços direcionados para disseminação e popularização de novas posturas e boas práticas no mundo digital, fomentando no âmbito escolar reflexões acerca do tema Segurança da Informação. O público-alvo das ações inclui estudantes do ensino médio e docentes, ambos de escolas públicas. As estratégias desenvolvidas visam fortalecer a educação digital por meio da formação de cidadãos conectados e cientes dos riscos e vulnerabilidades que a sociedade em rede oferece, favorecendo o desenvolvimento de competências previstas na BNCC e reafirmadas pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira. As práticas foram desenvolvidas inicialmente com um grupo restrito de alunos do 3o ano do ensino médio e, posteriormente, foram difundidas para os demais atores da comunidade escolar a fim de fomentar uma cultura de segurança de informação neste ambiente, bem como incentivar os estudantes a utilizar a tecnologia de forma mais consciente, em que seja possível estimular a reflexão e os demais conceitos éticos da sociedade. Uma visão geral de tais estratégias, bem como dos resultados obtidos são apresentadas de modo que a experiência possa ser replicada e/ou aprimorada por outras instituições.

Palavras-chave: Educação, Segurança Digital, Ambiente escolar

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Publicado
16/11/2022
SANTOS, Cristina Paludo. Educação, Práticas Digitais e Novos Riscos em Rede. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 338-347. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225607.