Educação e Tecnologia: Práticas Pedagógicas Desenvolvidas nos Laboratórios de Informática das Escolas Públicas de Cáceres e Região

  • Tania Maria Guimarães Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Rebeca Moreira Sena Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Resumo


O presente artigo vem trazer uma discussão sobre a pratica pedagógica dos professores com a utilização da tecnologia digital, o computador, nas escolas públicas que possuem Laboratório de Informática. A pesquisa é parte de uma pesquisa maior "Informática Educativa no Pólo de Cáceres-MT: diagnóstico e perspectivas" financiado pela FAPEMAT. Portanto, a mesma é de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo – explicativ. A coleta de dados tem como instrumento a entrevista semi-estruturada, aplicada em dez (10) cidades, vinte e quatro (24) escolas, totalizando vinte e nove (29) coordenadores/técnicos, buscando-se analisar as práticas pedagógicas desses profissionais. Os dados revelam,através dos coordenadores/técnicos, que a prática pedagógica, estabelecida no laboratório de informática, da maioria dos professores está aquém do que deveria acontecer, pois não promove de maneira significativa o processo de ensino aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2004) Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação.

CYSNEIROS, P.G. (1997) Assimilação da Informática na Educação pela escola pública. Recife: UFP.

FREIRE, Paulo. (2003) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra

GUIMARÃES, Tânia Maria. Maciel. (2007) A representação social dos professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Cáceres – MT sobre aprender com o uso da tecnologia digital. 217 págs. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, , Campo Grande – MS.

GOMES, Nilza Godoy.(2002) Os computadores chegam à escola: e agora professor? Trabalho apresentado no IV SEMINÁRIO de PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, Florianópolis, 2002, disponível em [link], Outubro. acesso no dia 24 de julho de 2009

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.).(2002) Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasilia, ano 16, n.70, abr./jun.1996 p.56-69

MORAN, José Manuel. (1997) Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, Vol. 26, n. 2, maio-agosto, pág.146-153

NOVOA, Antonio. O passado e o presente dos professsore. In: Os professores e sua formação. Lisboa: .Publicações Dom Quixote, 1995, p. 13-34.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 63-88.

SENA, Rebeca Moreira. (2005) Evolução das concepções de professores de matemática sobre informática educativa, a partir de um curso de capacitação, 273 págs. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá- MT.

SENA, R. M. ; CUYABANO, E. D. S. ; GUIMARAES, T. M. M. . Utilização do laboratório de informática: prática dos professores do polo de cáceres-mt. In: VII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re)construindo espaços e identidades &| Encontro Municipal de Políticas Publicas na Educação, 2009, Cáceres. Formação de Professores: (re) construindo espaços e identidade. Cáceres : NEPE/UNEMAT, 2009.

VALENTE, José Armando. (1993) Computadores e Conhecimento. Campinas: Gráfica Unicamp.
Publicado
21/07/2010
GUIMARÃES, Tania Maria; SENA, Rebeca Moreira. Educação e Tecnologia: Práticas Pedagógicas Desenvolvidas nos Laboratórios de Informática das Escolas Públicas de Cáceres e Região. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1107-1116. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25383.