Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel adaptado aos diferentes estilos cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa

  • Patricia Mariotto Mozzaquatro Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Fábio Teixeira Franciscato Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Patric da Silva Ribeiro Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Roseclea Duarte Medina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.5753/wie.2010.25398

Resumen


Este artigo apresenta a adaptação do ambiente virtual de aprendizagem Mobile Learning Engine Moodle aos diferentes estilos cognitivos utilizando a hipermídia adaptativa. A validação do sistema foi realizada em duas turmas onde foi ministrado o Curso sobre Softwares Educativos. Os materiais e atividades foram apresentados de acordo com os quatro Estilos cognitivos que mais se destacaram: Holista, Serialista, Divergente e Reflexivo. Os resultados inferidos mostraram que o AVA adaptado influenciou positivamente no processo de aprendizagem dos alunos e consequentemente na sua estrutura cognitiva.

Citas

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2008). "Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem", [link], Dezembro, 2009.

Barbosa, Débora Nice Ferrari. (2007). "Um modelo de educação ubíqua orientado à consciência do contexto do aprendiz". Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Bariani, I. C. (1998). "Estilos Cognitivos de Universitários e Iniciação Científica". Campinas: UNICAMP. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Bender, T. (2003). "Discussion – based online teaching to enhance student learning: Theory, practice and assessment". Sterling, Virginia: Stylus Publishing, LLC.

Bowker, R.R. (2000). "Wireless Trainning or "m-learning" is here: first movers in the pool. Lifelong learning". Market report, ( p. 5-22).

Brusilovski, Peter e Maybury, Mark. (1998) "From adaptive hypermedia to the adaptive Web". In: Communications of the ACM. v.45, n.5, pp. 31-33.

Falkembach, Gilse Antoninha Morgental; TAROUCO, Liane Rockembach. (2002). "Hipermídia adaptativa: uma opção para o desenvolvimento de sistemas educacionais visando uma aprendizagem mais efetiva". Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PGIE – Pós Graduação em Informática na Educação.

Felder, R. M. (1993). "Reaching the Second Tier: learning and teaching styles in college science education". Journal of College Science Teaching, 1993. v.23, n.5, p286-290, http://www.ncsu.edu/felder-public/Papers/Secondtier.html, Julho, 2009.

García, Catalina M. Alonso; Gil, Domingo J. Gallego; Cué, José Luis García.(2009). "Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje CHAEA", http://www.estilosdeaprendizaje.es/chaea/chaea.htm, Julho, 2009.

Gasparini, Isabela. (2002). "Concepção de Interfaces WWW Adaptativas para EAD". Cadernos de Informática. Porto Alegre, v.2, n.1, p.71-76.

Geller, M. (2004). "Educação a Distância e Estilos Cognitivos: construindo um novo olhar sobre os ambientes virtuais". Porto Alegre: UFRGS. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Given, B. K. (2002). "The overlap between brain research and research on learning style", In S. J. Armstrong et al. (Eds.), Learning Styles: Realibility & Validity, Proceedings of the 7 th Annual ELSIN Conference. 173-178. Ghent: Ghent University. Belgium & ELSIN.

Gordon, D e Bull, G. (2004). "The Nexus explored: A generalised model of learning styles", In R. Ferdig e C. Crawford e R. Carisen e N. Davis e J, Price e R. Weber e D. A. Willis (Eds.), Information Technology & Teacher Education Annual: Proceedings of SITE 2004, pp. 917-925. Norfolk, VA: Association for the Advancement of Computing in Education.

Hodgins, H. W. (2000). "The future of learning objects", http://www.reusability.org/read/chepters/hodgins.doc, Março, 2010.

Honey, P. e Mumford. A. (2000). "The Learning Styles helper's guide". Maldenhead Berks: Peter Honey Publications.

Kulski, M; Quinton, S. (2002) "Personalising the online learning experience", In S. J. Armstrong et al. (Eds.), Learning Styles: Realibility & Validity, Proceedings of the 7 th Annual ELSIN Conference. 221-225. Ghent: Ghent University. Belgium & ELSIN.

Palazzo, Luiz Antônio Moro. (2000). "Modelos Pró-ativos para Hipermídia Adaptativa". Tese de Doutorado. Porto Alegre: PPGC-UFRGS.

Palloff, R; Pratt, K. (2003). "The virtual student: A profile and guide to working with online learners". San Francisco: Jossey- Bass Publishers.

Soloman, Barbara A. e Felder, Richard M. (1993). "Index of Learning Styles Questionnaire". Department of Chemical Engineering North Carolina State University Raleigh, NC 27695-7905, [link], Agosto, 2009.

Witkin, H. A. e Goodenough, D. R. (1981). "Cognitive Style: essence and origins". New York: International Universities Press.
Publicado
21/07/2010
MOZZAQUATRO, Patricia Mariotto; FRANCISCATO, Fábio Teixeira; RIBEIRO, Patric da Silva; MEDINA, Roseclea Duarte. Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel adaptado aos diferentes estilos cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa. In: ACTAS DEL WORKSHOP DE INFORMÁTICA EN LA ESCUELA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1255-1264. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25398.