Odin - Viabilizando e-learning em múltiplos dispositivos

  • Marcelo Ricardo Quinta Universidade Federal de Goiás
  • Fábio Nogueira de Lucena Universidade Federal de Goiás

Resumo


Podemos usar a tecnologia de dispositivos móveis e a TV digital para suplementar as tecnologias de ensino existentes, objetivando atingir mais estudantes por meio da oferta de oportunidades adicionais de interação fora da sala de aula. Porém, para um uso de sucesso de tais meios, alguns detalhes devem ser observados, como suporte a mídias e capacidade de processamento. A ausência de padronização sobrecarrega o docente com re-trabalho na construção do material instrucional. Este trabalho apresenta o Odin, uma solução de conversão automática de arquivos existentes em bases de dados de objetos de aprendizagem para exibição em diferentes dispositivos. O Odin oferece acesso a tais arquivos personalizados transparentemente tanto para o dispositivo de estudantes quanto para o de docentes.

Referências

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Publicado
21/07/2010
QUINTA, Marcelo Ricardo; LUCENA, Fábio Nogueira de. Odin - Viabilizando e-learning em múltiplos dispositivos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1397-1400. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25416.