Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes da rede pública de ensino em Luziânia-GO, com apoio do projeto Oficinas 4.0

  • Wendell Bento Geraldes IFG
  • Ulisses Rodrigues Afonseca IFG
  • Vinícius Pereira dos Santos IFG
  • Thaís Silva de Sousa IFG
  • Maria Aparecida Pereira da Silva IFG

Resumo


O ensino da Computação na rede pública de ensino ainda carece de políticas públicas que possam incluir, de fato, esta disciplina no currículo escolar. Atualmente, diversas iniciativas têm preenchido essa lacuna com projetos que visam o desenvolvimento do Pensamento Computacional em escolas espalhadas por diversas regiões do Brasil. Este artigo apresenta um relato de experiência de uma dessas iniciativas, que foi apoiada pelo projeto Oficinas 4.0 e proporcionou a realização de um curso de extensão para estudantes do Ensino Fundamental II em escolas do município de Luziânia-GO. Os resultados apontam que é necessário ampliar essa iniciativa para alcançar mais estudantes. O curso mostrou que o ensino de Algoritmos e Pseudocódigos atraiu a atenção dos estudantes. No entanto, será preciso aprimorar o ensino de Algoritmos, lógica de programação, programação em blocos e Arduino para melhorar o entendimento dos estudantes acerca desses assuntos.

Referências

Bompet, P. and Morais, P. (2020). O professor de computação em formação: Experiências de conexões de saberes nos anos iniciais do ensino fundamental. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 356–364, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Constantino, D. Z. (2011). Computação física utilizando program-me.

IFES (2023). Sobre oficinas de educação 4.0. Disponível em: https://oficinas40.vitoria.ifes.edu.br/sobre/. Acessado em: 19/05/2023.

IFG (2019). Resolução consup/ifg n.24, de 8 de julho de 2019. Disponível em: [link]. Acessado em: 19/05/2023.

Junior, A. C., Honda, F., Fernandes, L., and Vieira, N. (2022). Pensamento computacional: Um relato de experiência no estágio docente do curso de licenciatura em computação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 47–58, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Medeiros, N. A. A. (2020). Avaliação diagnóstica em pensamento computacional: Uma proposta para avaliar os alunos do ensino fundamental com base no currículo de referência do cieb. Master’s thesis, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte.

Pereira, F., Araújo, L., and Bittencourt, R. (2019). Intervenções de pensamento computacional na educação básica através de computação desplugada. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 315–324, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Programae! (2023). Planos de aula curso blocos. Disponível em: https://programae.github.io/blocos/.

Ramos, F. and Teixeira, L. (2015). Significação da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio: uma experiência com scratch. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 217–226, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, A., Melo, R., Sousa, R., and Nascimento, K. (2019). Estimulando o pensamento computacional em alunos do ensino médio com o uso do scratch for arduino. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 783–791, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, V., Silva, K., and França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, pages 805–814, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GERALDES, Wendell Bento; AFONSECA, Ulisses Rodrigues; SANTOS, Vinícius Pereira dos; SOUSA, Thaís Silva de; SILVA, Maria Aparecida Pereira da. Desenvolvendo o Pensamento Computacional em estudantes da rede pública de ensino em Luziânia-GO, com apoio do projeto Oficinas 4.0. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 13-23. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.232971.