Explorando a Metodologia de Rotação por Estação de Aprendizagem: Relato de Experiência de uma Intervenção Pedagógica no Ensino de Computação
Resumo
Este artigo relata uma experiência que inseriu práticas pedagógicas baseadas na metodologia de rotação por estação de aprendizagem na disciplina de Análise e Modelagem de Sistemas do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica. Os resultados dos experimentos confirmam um aumento no engajamento dos alunos na realização das diferentes atividades propostas, mas também apontam desafios para o professor ao aplicar essa abordagem. O artigo apresenta uma visão geral da aplicação da metodologia e dos resultados obtidos em termos de dificuldades e benefícios. Dessa forma, outras instituições podem replicar e aprimorar a experiência.
Referências
Camargo, Fausto; Darus, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso. 2018.
Carvalho, Walter R.B; Rodriguez, Carla L.; Rocha, Rafaela V. Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Desenvolvimento de Jogos: uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 267-277, 2022.
Damasceno, Adriana. Engenharia de Software com metodologias ativas no ensino remoto: eficácia percebida e satisfação do aluno em foco. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 122-131.
Gerhardt, Tatiana; Silveira, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009
Horn, M. B.; Staker, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich. Porto Alegre: Penso. 2015.
Lima, Rafaela de Araujo Sampaio et al. Uma experiência vivenciada por doutorandos mediada por tecnologias digitais. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 110-121.
Mayer, Roberto et al. Experiências de um Jogo Educacional Digital para auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem de Transformações Químicas para o Ensino Médio. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 59-67.
Medeiros, Ádila de Lima Ferreira et al. A sala de aula invertida integrada às tecnologias digitais na formação continuada de professores que atuam no ensino médio integral. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Moran, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: [link]. Acessado em: maio de 2023
Moreira, Elaine Ribeiro; SILVA, Rodrigo Gomes Batista; CARDOSO, Maria Isabel Andrade. Metodologias Ativas para o Ensino de Física: Rotação por Estações de Aprendizagem. Formação de Professores(as), Universidade e Educação Básica. p. 122, 2023.
Nascimento, Isadora et al. Aprendizagem baseada em jogos: experiência no ensino de Física. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2019. p. 414-423.
Siemens, George. "Conectivismo: Una teoría de aprendizaje para la era digital." (2004). Disponível em [link]. Acesso em abril, 2023.
Sointu, Erkko et al. Preliminary evidence of key factors in successful flipping: Predicting positive student experiences in flipped classrooms. Higher Education, v. 85, n. 3, p. 503-520, 2023.
Steinert, Monica Érika Pardin; Hardoim, Edna Lopes. Rotação por Estações na Escola Pública: Limites e Possibilidades em uma aula de Biologia. Ensino em Foco, v. 2, n. 4, p. 11-24, 2019.