The use of Padlet in activities of the Initial and Continuing Education Course in Computing, Technologies, and Educational Robotics for Basic Education in the EAD modality
Resumo
Esta pesquisa investiga os impactos do uso do Padlet no processo de ensino e aprendizagem e explorar suas potencialidades como ferramenta colaborativa. A coleta de dados foi realizada por meio de bibliometria e análise de conteúdo, incluindo artigos científicos, teses e materiais relacionados. Os resultados evidenciaram que o uso do Padlet como ferramenta colaborativa proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conteúdos, discussões e construção coletiva do conhecimento. Essa abordagem estimula a interação entre os educadores e contribui para o desenvolvimento de atividades colaborativas e construtivas.Referências
Academic Conferences International Limited. Querol, M. A., Rhoades, A., & Fernández, J. (2019). Supporting self-learning in robotics courses with the help of a virtual wall: Padlet as a tool for collaboration and reflection. Computers & Education, 130, 34-50.
A., Sánchez-González, P., Márquez-Pérez, E., & Sámano-de-la-O, L. (2017). The Use of a Virtual Collaborative Wall in an Introductory Robotics Course. In IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017 (pp. 17-21). IEEE.
Almeida, L. (2019). Uso do padlet como ferramenta para ensino/aprendizagem colaborativa. Educação: Teoria e Prática, 29(2), 39-56. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bergmann, J. C. F., Nunes, G. M., Policarpo, K. M. de S., & Fonseca, M. P. C. (2021). Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. erspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030
Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2017). Using Padlet to support the collaborative construction of knowledge in a robotics distance learning course. Journal of Computers in Education, 4(1), 79-99.
Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2018). Using Padlet to create a virtual collaborative wall in a Robotics Distance Learning Course. In Proceedings of the 10th European Conference on Games Based Learning (pp. 418-422).
Carvalho, R. (2020). Uso do Padlet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades colaborativas e construção do conhecimento. Revista de Educação, 10(2), 45-50.
Fausto, I.R.S. A Infobetização dos Profissionais da Educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: Uma Abordagem Formativa. [Dissertação de Mestrado] Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf. UNIR, 2021.
Fausto, I.R.S. et al. A importância da produção de documentos acessíveis para sala de aula. In: IV CINTEDI - Congresso Internacional de Tecnologia e Desenvolvimento, 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora do Congresso, 2021.
Fernández, J. M., Querol, M. A., & Rhoades, A. (2017). Applying a virtual wall in robotics courses: A case study. Computers & Education, 117, 48-59.
Hernández-Pérez, A., Serradell-López, E., & Saorín, J. L. (2017). Padlet as a Collaborative Learning Tool in Higher Education. In Proceedings of the 15th International Conference on Web-based Learning (pp. 71-81). Springer, Cham.
Islam, M. (2020). Using Collaborative Tools to Enhance the Quality of Learning in E learning. International Journal of Research in Education, 4(2), pp. 1-6.
Koley, C. (2020). Use of Collaborative Tools for Effective E-Learning. International Journal of Applied Research in Education, 3(2), pp. 16-20.
Koorosh, M., Asadi, M., & Dehghani, M. (2019). The effect of using padlet on students’ learning in high school. International Journal of Instruction, 12(4), 597– 613. https://doi.org/10.29333/iji.2019.12439
Lacerda, D. (2015). Colaboração e ensino médio: O uso de Padlet. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Zabalza, A. (1998). A tecnologia educacional e a formação dos professores. Madrid: La Muralla. LIMA, M. (2018). O uso do padlet como ferramenta de colaboração na educação. Revista Brasileira de Educação, 23(75), 527-541
A., Sánchez-González, P., Márquez-Pérez, E., & Sámano-de-la-O, L. (2017). The Use of a Virtual Collaborative Wall in an Introductory Robotics Course. In IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017 (pp. 17-21). IEEE.
Almeida, L. (2019). Uso do padlet como ferramenta para ensino/aprendizagem colaborativa. Educação: Teoria e Prática, 29(2), 39-56. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bergmann, J. C. F., Nunes, G. M., Policarpo, K. M. de S., & Fonseca, M. P. C. (2021). Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. erspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030
Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2017). Using Padlet to support the collaborative construction of knowledge in a robotics distance learning course. Journal of Computers in Education, 4(1), 79-99.
Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2018). Using Padlet to create a virtual collaborative wall in a Robotics Distance Learning Course. In Proceedings of the 10th European Conference on Games Based Learning (pp. 418-422).
Carvalho, R. (2020). Uso do Padlet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades colaborativas e construção do conhecimento. Revista de Educação, 10(2), 45-50.
Fausto, I.R.S. A Infobetização dos Profissionais da Educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: Uma Abordagem Formativa. [Dissertação de Mestrado] Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf. UNIR, 2021.
Fausto, I.R.S. et al. A importância da produção de documentos acessíveis para sala de aula. In: IV CINTEDI - Congresso Internacional de Tecnologia e Desenvolvimento, 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora do Congresso, 2021.
Fernández, J. M., Querol, M. A., & Rhoades, A. (2017). Applying a virtual wall in robotics courses: A case study. Computers & Education, 117, 48-59.
Hernández-Pérez, A., Serradell-López, E., & Saorín, J. L. (2017). Padlet as a Collaborative Learning Tool in Higher Education. In Proceedings of the 15th International Conference on Web-based Learning (pp. 71-81). Springer, Cham.
Islam, M. (2020). Using Collaborative Tools to Enhance the Quality of Learning in E learning. International Journal of Research in Education, 4(2), pp. 1-6.
Koley, C. (2020). Use of Collaborative Tools for Effective E-Learning. International Journal of Applied Research in Education, 3(2), pp. 16-20.
Koorosh, M., Asadi, M., & Dehghani, M. (2019). The effect of using padlet on students’ learning in high school. International Journal of Instruction, 12(4), 597– 613. https://doi.org/10.29333/iji.2019.12439
Lacerda, D. (2015). Colaboração e ensino médio: O uso de Padlet. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Zabalza, A. (1998). A tecnologia educacional e a formação dos professores. Madrid: La Muralla. LIMA, M. (2018). O uso do padlet como ferramenta de colaboração na educação. Revista Brasileira de Educação, 23(75), 527-541
Publicado
06/11/2023
Como Citar
FAUSTO, Ilma Rodrigues de Souza; LETA, Fabiana Rodrigues; BRAZ, Ruth Maria Mariani; SILVA, Luemy Avila Santos; ALMEIDA, Edivânia Floro Nicácio.
The use of Padlet in activities of the Initial and Continuing Education Course in Computing, Technologies, and Educational Robotics for Basic Education in the EAD modality. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 34-42.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233280.