The use of Padlet in activities of the Initial and Continuing Education Course in Computing, Technologies, and Educational Robotics for Basic Education in the EAD modality

  • Ilma Rodrigues de Souza Fausto UFF
  • Fabiana Rodrigues Leta UFF
  • Ruth Maria Mariani Braz UFF
  • Luemy Avila Santos Silva UEPG
  • Edivânia Floro Nicácio Almeida Secretaria Municipal de Educação de Macaé-RJ

Resumo


Esta pesquisa investiga os impactos do uso do Padlet no processo de ensino e aprendizagem e explorar suas potencialidades como ferramenta colaborativa. A coleta de dados foi realizada por meio de bibliometria e análise de conteúdo, incluindo artigos científicos, teses e materiais relacionados. Os resultados evidenciaram que o uso do Padlet como ferramenta colaborativa proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conteúdos, discussões e construção coletiva do conhecimento. Essa abordagem estimula a interação entre os educadores e contribui para o desenvolvimento de atividades colaborativas e construtivas.

Referências

Academic Conferences International Limited. Querol, M. A., Rhoades, A., & Fernández, J. (2019). Supporting self-learning in robotics courses with the help of a virtual wall: Padlet as a tool for collaboration and reflection. Computers & Education, 130, 34-50.

A., Sánchez-González, P., Márquez-Pérez, E., & Sámano-de-la-O, L. (2017). The Use of a Virtual Collaborative Wall in an Introductory Robotics Course. In IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2017 (pp. 17-21). IEEE.

Almeida, L. (2019). Uso do padlet como ferramenta para ensino/aprendizagem colaborativa. Educação: Teoria e Prática, 29(2), 39-56. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bergmann, J. C. F., Nunes, G. M., Policarpo, K. M. de S., & Fonseca, M. P. C. (2021). Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. erspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2017). Using Padlet to support the collaborative construction of knowledge in a robotics distance learning course. Journal of Computers in Education, 4(1), 79-99.

Carvalho, P. B., & Sousa, C. (2018). Using Padlet to create a virtual collaborative wall in a Robotics Distance Learning Course. In Proceedings of the 10th European Conference on Games Based Learning (pp. 418-422).

Carvalho, R. (2020). Uso do Padlet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades colaborativas e construção do conhecimento. Revista de Educação, 10(2), 45-50.

Fausto, I.R.S. A Infobetização dos Profissionais da Educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: Uma Abordagem Formativa. [Dissertação de Mestrado] Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf. UNIR, 2021.

Fausto, I.R.S. et al. A importância da produção de documentos acessíveis para sala de aula. In: IV CINTEDI - Congresso Internacional de Tecnologia e Desenvolvimento, 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora do Congresso, 2021.

Fernández, J. M., Querol, M. A., & Rhoades, A. (2017). Applying a virtual wall in robotics courses: A case study. Computers & Education, 117, 48-59.

Hernández-Pérez, A., Serradell-López, E., & Saorín, J. L. (2017). Padlet as a Collaborative Learning Tool in Higher Education. In Proceedings of the 15th International Conference on Web-based Learning (pp. 71-81). Springer, Cham.

Islam, M. (2020). Using Collaborative Tools to Enhance the Quality of Learning in E learning. International Journal of Research in Education, 4(2), pp. 1-6.

Koley, C. (2020). Use of Collaborative Tools for Effective E-Learning. International Journal of Applied Research in Education, 3(2), pp. 16-20.

Koorosh, M., Asadi, M., & Dehghani, M. (2019). The effect of using padlet on students’ learning in high school. International Journal of Instruction, 12(4), 597– 613. https://doi.org/10.29333/iji.2019.12439

Lacerda, D. (2015). Colaboração e ensino médio: O uso de Padlet. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Zabalza, A. (1998). A tecnologia educacional e a formação dos professores. Madrid: La Muralla. LIMA, M. (2018). O uso do padlet como ferramenta de colaboração na educação. Revista Brasileira de Educação, 23(75), 527-541
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FAUSTO, Ilma Rodrigues de Souza; LETA, Fabiana Rodrigues; BRAZ, Ruth Maria Mariani; SILVA, Luemy Avila Santos; ALMEIDA, Edivânia Floro Nicácio. The use of Padlet in activities of the Initial and Continuing Education Course in Computing, Technologies, and Educational Robotics for Basic Education in the EAD modality. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 34-42. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233280.