Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica: uma abordagem para as transformações de base decimal para a base binária

  • Ana Luiza Pecinato Gresele UFFS
  • Janice Teresinha Reichert UFFS
  • Milton Kist UFFS

Resumo


No desenvolvimento do Pensamento Computacional as atividades desplugadas tem um papel muito importante, pois trabalham a ludicidade, despertam a criatividade e o interesse pela área da Computação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem desplugada para o ensino das transformações de base decimal para a base binária. Para isso, ocorreu a elaboração e aplicação de dois jogos que abordam esses conceitos. O estudo de caso ocorreu com 89 alunos do 1º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas. A análise dos resultados, através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, destacou que os jogos desenvolvidos na pesquisa se mostraram adequados para o ensino do conteúdo despertando o interesse dos alunos por essa temática.

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Publicado
06/11/2023
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GRESELE, Ana Luiza Pecinato; REICHERT, Janice Teresinha; KIST, Milton. Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica: uma abordagem para as transformações de base decimal para a base binária. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 43-53. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233463.