Mulheres na Informática: Uma ação extensionista durante a pandemia da COVID 19
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades e experiências obtidas no Projeto Mulheres na Informática, ação extensionista vinculada ao Instituto Federal de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios. O público-alvo dessa ação foram jovens garotas estudantes da rede pública de ensino da Escola Estadual Almeida Cavalcanti. O objetivo do projeto foi incluir as mulheres na área da computação através do ensino da informática. Como também, incentivar as participantes a terem em mente que a informática pode ser ocupada tanto por mulheres como por homens, de modo que elas pudessem desconstruir os rótulos impostos pela sociedade, e assim, considerarem a informática como uma carreira oportuna. Além de incluí-las digitalmente, proporcionando novas experiências e desenvolvendo habilidades na área da computação.
Referências
Flôr, D. E., da Cruz, E. H. M., Possebom, A. T., de Oliveira, C. S., Moreira, A. P., Junior, C. R. B., Guimaraes, A. P. V., and Aylon, L. B. R. (2021). Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de educação 5.0 em favor do empoderamento feminino. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 31–40. SBC.
Júnior, W., Santos, L., Manzano, A., Farias, Â., Souza, T., Badji, I., Prietch, S., and Resmini, R. (2019). Techno girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas públicas. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 11–20. SBC.
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de tecnologia da informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 69–78. SBC.
Nascimento, J. S., Nascimento, J. C. S., França, P. A. F., Gonçalves, J. V. C., de la Salles, K., Viana, D., Melo, A., and Rivero, L. (2022). Tutorial para futuras cientistas: Um relato de cursos para a disseminação da participação de mulheres na área de computação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 359–368. SBC.
Santana, T. S., Assis, I. T., Braga, R. B., and Louzada, N. C. (2017). A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de tecnologia da informação. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
Sartori, A., de Araújo Kohler, L. P., Antunes, L. Z., Zucco, F. D., Lopes, M. C., and Ribeiro, L. W. (2022). Atividades para empoderar meninas a seguirem a área da computação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 14–23. SBC.
Silva, J., Oliveira, L., and Silva, A. (2019). Meninas na computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de sistemas de informação do estado de alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 444–452. SBC.
Souza, S., Rios, M., Rodrigues, C., dos Santos, D., and Bittencourt, R. (2015). Oficinas de programação com ambientes lúdicos para meninas do ensino fundamental. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 286–295. SBC.