Desenvolvimento de Aplicativos Android como Estratégia para o Ensino de Lógica de Programação na Educação Básica

  • Ednilson Geraldo Rossil IFSP
  • Janaina Cintra Abib IFSP

Resumo


O pensamento computacional é a habilidade de compreender, definir, solucionar, automatizar, analisar problemas e propor soluções de forma metódica e sistemática. Este trabalho é um relato de experiência do ensino de lógica de programação, por meio do desenvolvimento de aplicativos para smartphones. O estudo abordou o desenvolvimento do pensamento computacional e a lógica de programação através da elaboração de algoritmos e implementação de aplicativos utilizando a ferramenta App Inventor. Mostrou que o ensino de lógica de programação é importante nas escolas, tanto para o desenvolvimento do pensamento computacional como para o desenvolvimento de conteúdos fundamentais da educação básica.

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Publicado
06/11/2023
ROSSIL, Ednilson Geraldo; ABIB, Janaina Cintra. Desenvolvimento de Aplicativos Android como Estratégia para o Ensino de Lógica de Programação na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 65-75. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233703.